Cão viraliza ao pedir picolé; saiba como fazer receita saudável
O consumo de gelados alivia o calor, mas a maioria dos alimentos humanos não são indicados para pets
Consumir alimentos e bebidas geladas é um alívio para habitantes dos trópicos. O sol sempre passa bastante tempo por aqui e sempre deixa um rastro de calor, né? Mas não somos só nós, humanos, que sofremos com isso. Os animais também passam por alguns problemas. Um cachorrinho viralizou em um vídeo convencendo um homem a comprar picolé para ele esta semana. O consumo de gelados alivia o calor, mas por mais que seja uma cena linda, a maioria dos sorvetes e picolés que são consumidos por humanos não são indicados para pets. Por isso, o Folha Pet separou algumas receitas simples de picolés para fazer para seu pet.
No vídeo, o cachorrinho filmado por sua tutora, Marlene Basaldua, que vive no Peru, se emociona ao ver a vendedora de sorvetes. Marlene escreveu no vídeo que o animal pede o lanchinho todos os dias quando encontra com a vendedora.
Um cliente, então, decide compartilhar seu picolé com o cãozinho, que fica super feliz ao consumir o doce. Veja o vídeo:
@marlenebasalduaes un amor cuando hace alboroto por su helado.
Love You So - The King Khan & BBQ Show
Mas, é preciso atenção ao alimentar o animalzinho com comida humana. O consumo de alguns alimentos com excesso de açúcar, sal ou até alguns tipos de frutas e verduras pode gerar gastrite, infecções e mal-estar no Pet.
De acordo com Ligia Albuquerque, responsável pelo empreendimento bonnapet (@bonnapetculinaria), que faz alimentos saudáveis para cães e gatos, o ideal é oferecer uma opção mais simples e caseira de picolé para os animais.
Água de coco,iogurte natural, mel morango, kiwi, maçã, melancia, banana, pera e mamão são alguns ingredientes indicados que podem render um belo picolé para caninos e felinos.
Leia Também
• Projeto 'Olhar Animal' leva serviços veterinários gratuitos para Água Fria, na Zona Norte do Recife
• Seu gato sofre com bolas de pelo em excesso? Saiba como evitar
• Verão: saiba como proteger cães e gatos dos perigos da estação mais quente do ano
Contudo alguns alimentos, mesmo naturais, de acordo com Ligia, não são recomendados para pets. "Nem todo alimento natural o animal pode comer só porque é natural. Há frutas em que existe restrição para o consumo de cães e de gatos porque podem causar algum problema de digestão mais sério, alguma gastrite, alguma infecção, algum problema por conta da fisiologia do animal que não é apropriada para digerir aquele tipo alimento. A gente parte do princípio de que o cachorro e o gato, apesar da domesticação, são animais carnívoros. O gato menos que o cachorro, mas eles têm as limitações deles e vão ter alimentos mais apropriados e outros nem tanto", informou Ligia.
Na lista de alimentos não recomendados estão: abacate, carambola, uva, cebola, alho (principalmente para gatos) e berinjela. A inserção desses alimentos para os animais precisa ser feita sob específica orientação/indicação veterinária.
Na Bonnapet, os alimentos são feitos sob orientação de uma veterinária com especialização em nutrição animal.
Receitas de picolés
Água de coco com Kiwi
1 Kiwi pequeno
1 Copo americano de água de coco
Tire a casta e corte o Kiwi em pedaços pequenos. Logo após, acrescente a água de coco, encha uma forminha para picolé e leve para gelar.
Iogurte com morango (mais recomendado para gatos, pois eles absorvem derivados de leite com mais facilidade)
4 morangos
1 copo de iogurte natural
Corte os morangos em pedaços pequenos e inclua o iogurte natural na receita. Logo após, basta encher uma forminha para picolé e levar para gelar.
*As duas receitas podem ser acrescidas de mel, caso o tutor ache necessário.