Cãozinho com deficiência aprende a andar usando apenas duas patas e vira exemplo de superação
Super Noopy nasceu com deficiência nas patas dianteiras e não consegue usá-las para locomoção
O receio sobre a sobrevivência de animais que nascem com deficiência faz com que algumas pessoas pensem em sacrifício, mas Super Noopy é um cãozinho que rejeita essa possibilidade e prova que a vida de pets que possuem deficiência pode ser feliz. Ele nasceu com deficiência nas suas patas dianteiras, mas adquiriu firmeza nos músculos das patas traseiras e anda sem necessidade de "cadeirinha de rodas".
Leia Também
• Capacitismo é o preconceito contra pessoa com deficiência
• Concurso elege as fotos de pets mais engraçadas de 2021
• Diabetes também afeta os pets e exige adaptações na alimentação
"A má formação do Noopy pode ser fator genético ou uma doença viral vinda de sua mãezinha, que talvez tomou um remédio que afetou o filhote. São suposições, mas, quando questionam se ele precisa de cadeirinhas de rodas, eu digo que não. Ele criou uma força no abdômen e na sua musculatura superior muito impressionante, que o faz ter equilíbrio", explicou a veterinária especialista em reabilitação Thessa Pertersen, responsável pelo acompanhamento do Noopy.
O cachorrinho foi adotado durante a pandemia pela sua atual tutora. Pollyana Mayer recebeu Noopy de um casal que não pôde continuar com ele por questões financeiras. "Me encantei pela cara feliz dele", comentou a tutora. O cachorro "super-herói", como é chamado carinhosamente por Polly, tem sete anos e vive com ela em São Paulo.
Atualmente, Super Noopy possui uma conta movimentada no Instagram. Suas postagens estimulam uma desmistificação sobre cães com deficiência, inclusive em parceria com o Projeto Cão de Rodinhas. O projeto conscientiza e apoia tutores que criam e cuidam de animais com deficiência.