Casa perfumada e com pets: veja cinco dicas para garantir essa combinação perfeita
Ter um pet exige mudanças na forma de higienizar o ambiente para que a casa se mantenha cheirosinha
Pets são só alegria, amor e companheirismo dentro de casa, mas a presença de um cão ou um gato no ambiente doméstico pede mudanças na rotina de higienização do ambiente.
Há a bagunça causada por pets brincalhões. Essa é impossível de dar conta. Ter um animal é aceitar sua energia e necessidade de brinquedos.
Mas, além disso, há cheiros de urina ou fezes, e, algumas vezes, até do suor do animal, que deixam a casa com um mau odor.
Leia Também
• Hospital Veterinário do Recife retoma agendamentos por central telefônica
• Sabia que é preciso cuidar da saúde ocular do seu pet?
Aumentar a frequência na manutenção da limpeza é uma das estratégias para deixar o lugar sempre cheirosinho, apesar de ter banheirinho de pet ou caixinha de areia perto.
Confira cinco dicas de Danielle Barbizan, gerente de fragrâncias da Reckitt Hygiene Industrial, dona das marcas Veja e Bom Ar.
1 - Aspire os pelos: parte de ter um bichinho em casa é aprender a lidar com a quantidade de pelos que os animais soltam. Além deles, poeira e ácaros podem acabar se misturando no ambiente e, quando varridos com a vassoura, soltam partículas no ar que são um prato cheio para crises respiratórias.
Por isso, prefira sempre usar o aspirador de pó durante a faxina, tanto no chão como em superfícies e estofados, finalizando sempre com um pano umedecido por desinfetantes que possam ser aplicados em diversas superfícies. Este hábito recolherá o residual de partículas que o aspirador eventualmente pode deixar para trás.
2- Neutralização de odores: opte por um odorizante de ambientes com tecnologia de neutralização de odores, já que ele possui partículas capazes de deixar seu lar livre do mau cheiro deixado pelos pets, como o odor de caixas de areia ou tapetes higiênicos, por exemplo. Para garantir que a perfumação perdure por mais tempo, adicione também um difusor elétrico na rotina.
3- Higienização frequente: todos os itens dos pets devem ser higienizados regularmente, como brinquedos, comedouros e caminhas, além de manter uma rotina de banhos e escovação do próprio animal. Isso vai evitar com que o cheiro fique impregnado nos tecidos e nos lugares em que ele costuma passar mais tempo.
Aqui a dica é utilizar um produto de limpeza pesada, seguido por um limpador perfumado que conte com a tecnologia de neutralização de odores. Esse passo vai fazer toda diferença para deixar os pisos das áreas do seu pet não só limpos, mas também livres de odores que, a longo prazo, podem ficar impregnados nas superfícies.
4 -Ventilação: ter uma corrente de ar sempre passando pelos cômodos também é importante para que o cheiro circule e não fique impregnado nos ambientes. Abra as janelas regularmente e deixe a ventilação natural agir pela casa.
Como ajuda adicional, utilize um odorizante de ambientes automatizado com tecnologia de controle de mau odor, principalmente em cantinhos e locais onde a ventilação é mais comprometida, para fazer com que os odores que ficam presos sejam neutralizados e sua casa fique sempre cheirosa.