Logo Folha de Pernambuco

Castração: saiba qual a necessidade e a idade recomendada para a cirurgia

Apesar de ser amplamente indicada, a cirurgia não precisa ser admitida como uma obrigação pelos tutores

Cachorro na frente do Hospital Veterinário do Recife - Andréa Rêgo Barros/PCR

Indicada, de um modo geral, para controle de natalidade dos animais (por conta do abandono comum de ninhadas de cães e gatos), a castração hoje é uma cirurgia amplamente recomendada também para animais domésticos. Mas você sabe qual é a real necessidade da cirurgia também para pets que não saem de casa? Sabe qual a idade certa para castrar seu bichano ou doguinho? A Folha Pet trouxe um resumo disso tudo, acompanhe:

Apesar de ser amplamente indicada, a cirurgia não precisa ser admitida como uma obrigação pelos tutores. Pets saudáveis com acompanhamento veterinário correto e restrição de ambiente (como um animal que não convive com animais do sexo oposto) não precisam da operação para viver bem, explicou o diretor do Hospital Veterinário do Recife (HVR), o médico veterinário Elielson Ernesto.


“Se você tem um animal na sua casa e você tem condições de cuidar, manter ele dentro da sua casa e ele não está na rua, não está solto, a castração não precisa ser uma obrigação”, informou o médico.


A castração, de acordo com alguns estudos, evita que o animal adulto, do sexo feminino, desenvolva cancro nas glândulas mamárias, gravidezes psicológicas e reduz a possibilidade de desenvolvimento de infecções uterinas. Já nos machos, a castração evita tumores testiculares. Outras observações acadêmicas sobre a castração apontam para uma redução da energia do animal, visto que alguns hormônios deixam de ser produzidos. Então, de um modo geral, animais castrados também ficam mais ‘calmos’.

O grande problema, de acordo com Elielson, são castrações precoces que tutores podem realizar em seus pets por falta de conhecimento adequado. “Tenho muitos anos nessa profissão, em cirurgias, e eu prefiro que essas castrações sejam mais tardias para que o animal tenha uma formação completa do sistema urinário e reprodutivo antes da mutilação”, explicou.

Gato

"Se você faz uma castração precoce o sistema urinário desse animal não está bem desenvolvido, então futuramente você pode ter alguns problemas em decorrência desse não desenvolvimento, porque a testosterona, no animal do sexo masculino, por exemplo, que é produzida pelo testículo, influencia muito no organismo do animal. Tenho vários casos que peguei aqui (no HVR) de animais com três, quatro anos, com pênis infantil. Pode gerar problemas, é ruim de sondar, tudo em decorrência da castração precoce", completou Elielson. 


A idade indicada para castrações, de acordo com o médico, é a partir dos oito meses. Nesse período, tanto fêmeas quanto machos, felinos ou caninos, devem estar com o desenvolvimento completo do aparelho reprodutivo e urinário. Para tutores que decidirem pela castração, é ainda mais ideal esperar pelo primeiro cio das fêmeas e se certificar que os testículos dos machos estão completamente desenvolvidos antes de marcar a cirurgia.

Hospital Veterinário do Recife

Atendimento no Hospital Veterinário do Recife (HVR)Tutora aguarda atendimento de seus cachorros no HVR


O Hospital Veterinário do Recife, localizado na Av. Professor Estevão F. da Costa, S/N, no Cordeiro, realiza agendamento de castrações mensalmente para pets. Além das cirurgias, o hospital também realiza atendimento ambulatorial e de urgência. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

De acordo com o diretor do hospital, o médico veterinário Elielson Ernesto, a equipe da unidade conta atualmente com uma equipe de 23 médicos veterinários de diversas especialidades distribuídos nos dois horários de funcionamento da unidade. Para que o animal seja atendido na unidade, é necessário que o tutor leve comprovante de residência no Recife.

As marcações para castrações, realizadas geralmente na primeira semana de cada mês, são feitas através da central telefônica, pelo número (81) 4042-3034, ou pelo site da Secretaria: seda.recife.pe.gov.br

Veja também

Newsletter