Cat Day reforça que todo dia é dia de amar e cuidar dos bichanos
Os animais de estimação nos enchem de amor e tornam os nossos dias mais alegres. Por isso, nada mais justo do que reservar um dia para reverenciar esses companheiros tão especiais. Só que os felinos são tão incríveis que têm mais de uma data em sua homenagem.
Neste domingo, 8 de agosto, é o Cat Day - ou Dia Internacional do Gato -, criado em 2002 pelo Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal, uma das maiores instituições de bem-estar animal e conservação do mundo.
Mais do que celebração, essa data reforça a importância com o bem-estar dos bichanos. A “guardiã oficial" do Dia Internacional do Gato é a organização de caridade International Cat Care, fundada em 1958, com o objetivo de difundir informações sobre os felinos, sobretudo em relação aos cuidados com a saúde, além de atuar em missões de suporte àqueles que vivem em situação de abandono.
Leia também:
No site oficial da organização, foi elaborada uma programação especial em cima do tema escolhido para este ano, que foca na oferta de dicas para os tutores encontrarem maneiras de melhorar o vínculo com seus animais de estimação.
Essa tema não foi escolhido aleatoriamente. Segundo a Internacional Cat Care, até 95% dos tutores buscam conselhos para lidar com seus bichanos, seja dicas para colocá-los mais facilmente nas caixas de transporte, sugestões de brincadeiras que ajudem a deixar o animal satisfeito, além de informações sobre cuidados com a saúde e bem-estar.
Brasil
Nos últimos anos, os bichanos estão, cada vez mais, se desvencilhando daquele estereótipo de animal frio, que não tem apego ao dono. A mudança de comportamento e estilo de vida ao longo dos últimos anos ajudou a abrir portas (e janelas) para que, aos poucos, os felinos começassem a ganhar seu espaço nos lares e no coração dos brasileiros.
Não por acaso, a população de gatos nos lares brasileiros cresceu mais do que o dobro em relação à de cães nos últimos seis anos, de acordo com um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Atualmente, o País tem mais de 22 milhões de gatos domésticos e a expectativa é de que ultrapasse os 30 milhões até 2022.
Este considerável aumento é atribuído principalmente à mudança no estilo de vida das pessoas, explica a médica-veterinária Cristiane Pizzutto, presidente da Comissão Técnica de Bem-estar Animal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP).
"A população tende a ficar muito tempo fora de casa e a morar em casas e apartamentos menores. Com isso, um gato é o pet ideal, porque há uma certa facilidade do animal se adaptar, assim como esses espaços às suas necessidades."
Calendário recheado
A gente falou lá no começo do texto que os felinos têm mais de uma data em homenagem a eles. Então, prepara a agenda. Além do dia 8 de agosto, tem ainda o dia 17de fevereiro, no qual se comemora o Dia Mundial do Gato. Essa é considerada uma “data europeia”, já que foi escolhida por uma organização italiana de defesa dos animais.
Há também quem prefira celebrar o Dia Internacional do Gato em 20 de fevereiro, data que surgiu em homenagem a “Socks”, bichano adotado pela filha do ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton.
Ele acompanhou a família Clinton durante a passagem na Casa Branca, virou uma verdadeira estrela e faleceu no dia 20 de fevereiro de 2009, eutanasiado em razão de um câncer.
Pensa que acabou? Ainda tem os dias 17 de agosto e 27 de outubro, ambos dedicados a combater o preconceito contra os gatos pretos, estigmatizados em boa parte dos países ocidentais e, por isso, mais vulneráveis a sofrer com atos de maus-tratos.
Ah, já íamos esquecendo do 4 de junho, o Dia de Abraçar o Gato. Como se precisasse de data específica para isso, não é? Esse calendário recheado só reforça o quanto eles são importantes. E, na verdade, todo dia é dia é de cuidar, abraçar, brincar e fazer o melhor por esses seres tão incríveis.