Com bolo fitness e brincadeiras, Parque de Dois Irmãos festeja os 64 anos do chimpanzé Sena
A manhã desta quarta-feira (18) foi especial no Parque Estadual de Dois Irmãos, localizado na Zona Norte do Recife.
A equipe técnica do equipamento, administrado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas/PE), comemorou o aniversário de um dos animais mais queridos do espaço e do público: o chimpanzé da espécie Pan Troglodytes, carinhosamente chamado de Sena.
Como o espaço está fechado à visitação, o público pôde acompanhar a festa pela chegada dos 64 anos do primata através das redes sociais.
A equipe de nutrição e de biólogos preparou um bolo fitness especialmente para o aniversariante, com banana, canela e coco, rico em nutrientes para um chipanzé idoso.
Também foi realizado um momento de enriquecimento ambiental, que são atividades voltadas a tirar o animal da rotina e proporcionar bem-estar.
Leia também:
Royal Canin e Turma da Mônica se unem para conscientizar sobre cuidados preventivos com os gatos
No Dia do Vira-Lata, veja curiosidades sobre esses pets apaixonantes e campeões de popularidade
Sena chegou ao Parque de Dois Irmãos em agosto de 1972, aos 15 anos, após ser resgatado de um circo. Os técnicos acreditam que ele seja um dos animais mais velhos em zoológicos do Brasil.
Com o tempo, Sena foi ganhando confiança na equipe profissional e hoje permite tranquilamente a realização da rotina de cuidados, como corte de unhas, aplicação de colírios, entre outras necessidades.
Ele pesa cerca de 80 quilos e se alimenta de uma variedade de comidas, incluindo frutas e folhas. Sena é um animal sensível a barulho e tem a capacidade de diferenciar aqueles que são integrantes do seu bando e os que não são.
É conhecido por fazer muita festa quando são os seus “preferidos” pulando, vocalizando e cantando - formas de comunicação e socialização dos primatas.
Os chimpanzés são animais extremamente inteligentes, além de dividir entre 98 e 99% do DNA humano.
Eles são encontrados no norte do Rio Congo, na África, e estão classificados como em perigo de extinção devido à perda de habitat natural, sobretudo por conta da prática irregular de caça.
O Folha Pet deseja vida longa ao simpático vovô do Parque Dois Irmãos, que ainda está fechado ao público por medida de prevenção contra a Covid-19.