Corgi: saiba mais sobre a raça de cachorro amada por Elisabeth II

Conhecido como cachorro da Rainha, o corgi já foi ameaçado de extinção 

Cachorro corgi - Pexels

Originária do País de Gales, a raça de cachorros Corgi foi popularizada pela rainha Elisabeth II. De pelagem média, cor de areia com detalhes brancos e membros curtos, corgis são animais de temperamento afetuoso. Por terem uma estatura pequena, eles se adaptam aos mais diversos ambientes, inclusive apartamentos.

A palavra Corgi tem origem na língua galesa e literalmente significa cão anão. “Cor” é a tradução de “anão” e Gi significa "cachorro".  Uma lenda conta que depois que duas crianças encontraram dois filhotes da raça em um campo e os levaram para casa, seus pais inventaram que os cachorrinhos eram presente de fadas. Por isso, até hoje os corgis são considerados de “cães encantados”, e as crianças inglesas acreditam que eles são o meio de transporte favorito de fadas e elfos

CorgiCorgi

O primeiro corgi da rainha Elisabeth II chegou ainda em sua infância, desde lá, a realeza britânica nunca deixou de ter um por perto. 

Em 2014, a raça foi ameaçada de extinção. Apenas 274 exemplares foram registrados no mundo. Atualmente, corgis não correm mais o risco, e o número de animais foi normalizado. 

Bastante inteligentes, corgis são muito fáceis de adestrar. Eles se dão muito bem com crianças e possuem instintos protetores com seus tutores. Não é incomum que ele tenha ciúmes ou comportamento de repulsa com estranhos. 

Corgi

Como característica física eles amam brincadeiras que envolvam correria, o que auxilia na tendência ao sobrepeso, pois o animal também é muito guloso. Além disso, corgis latem muito. Seja para avisar, para brincar ou para reclamar. Por ter pelagem média e grossa eles costumam soltar muitos pelos, principalmente em mudanças de estação. 

Apesar de amar estar ao lado de pessoas, a raça não apresenta problemas quando precisa ficar só em caso de tutores que passam a maior parte do tempo fora de casa. 
 

Veja também

Futebol brasileiro é o que mais cede jogadores para Eliminatórias Sul-Americanas
SELEÇÃO BRASILEIRA

Futebol brasileiro é o que mais cede jogadores para Eliminatórias Sul-Americanas

Cresce uso indevido de cosméticos injetáveis no Brasil; especialistas alertam para os riscos
SAÚDE

Cresce uso indevido de cosméticos injetáveis no Brasil; especialistas alertam para os riscos

Newsletter