Cruzamento entre cão e graxaim-do-campo é identificado no Rio Grande do Sul

O graxaim-do-campo é uma espécie similar à raposa

Cruzamento entre cão e graxaim-do-campo é identificado no Rio Grande do Sul - Divulgação / UFRGS

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) identificaram um cruzamento inusitado entre um cão e um graxaim-do-campo. O híbrido é filho de uma mãe graxaim-do-campo e de um pai cachorro. 

 Cruzamento entre cão e graxaim-do-campo é identificado no Rio Grande do Sul
Híbrido

O animal que proporcionou essa descoberta é uma fêmea que foi vítima de um acidente de trânsito. Após o resgate do animal para socorro, a equipe desconfiou que o ser resgatado não era um pet comum, pois seu comportamento correspondia mais a um animal silvestre. 

Tratada inicialmente como cachorro, a fêmea híbrida rejeitou ração. Os cuidadores, então, decidiram fazer um experimento e ofereceram pequenos roedores, que ela comeu sem pestanejar. Esse comportamento aumentou ainda mais as suspeitas da equipe. 

Com a descoberta, o animal foi devidamente encaminhado para o setor de animais silvestres, mas sua identificação ficou em aberto, pois a fêmea latia como um cachorro. 

A busca pela identificação do animal foi iniciada em 2021, quando ela foi resgatada do acidente. O resultado foi publicado em agosto de 2023, na revista Animals

Foi descoberto que o cruzamento foi realizado entre um cachorro, que contribuiu com 39 cromossomos, e uma fêmea de graxaim-do-campo, que contribuiu com 37

Esse foi o primeiro caso híbrido descrito na América do Sul. Há casos semelhantes na África, Europa e América do Norte. 

Após uma série de estudos e castração, o canídeo incomum foi transferido para um santuário de animais silvestres, o Mantenedouro São Braz, em Santa Maria, também no Rio Grande do Sul. Sua morte foi registrada em meados de 2023, sem causa divulgada. 

Veja também

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire
Paulo Freire

Instituto lança série que desmistifica obra de Paulo Freire

STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová
STF

STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová

Newsletter