Dia de São Francisco de Assis é marcado por Bênçãos dos Animais e exames gratuitos para pets
Em comemoração ao Dia de São Francisco de Assis, nesta sexta-feira (4), igrejas católicas realizaram a Bênção dos Animais pela manhã. Algumas delas também realizaram exames e atendimentos gratuitos aos pets.
Os serviços foram ofertados como gratidão pela passagem do santo, que é conhecido como o protetor dos animais e tem, até os dias de hoje, a devoção e o carinho dos fiéis.
Na Capela São Francisco de Assis, no bairro da Torre, Zona Oeste do Recife, os atendimentos contemplaram 50 fichas, que foram disponibilizadas ao público do bairro e comunidades adjacentes.
A dona de casa Creusa de Oliveira, de 68 anos, levou o gato Mingau, de 4 anos, para ser avaliado por um dos especialistas. Ele, que é sem raça definida (SRD), sofre com queda de pelo, e a tutora buscava um diagnóstico preciso para o problema. Ela o adotou, em 2020, após o pet frequentar a porta da casa dela, também no bairro da Torre.
“É muito bom [o atendimento]. Eu já procurava saber que problema era esse. Já passaram vários remédios, mas não adiantou. Acredito que eu vou sair daqui com o diagnóstico preciso, porque o médico que está cuidando dele é bem conceituado. Parabéns para a organização da capela em fazer essa ação. Mingau é comportado. Só vindo para cá que ele ficou nervoso. Acho que ele pensou que ia voltar para a rua”, contou ela.
O especialista em dermatologia e psicologia animal Rogério de Holanda utilizou um equipamento específico, que examina as camadas da pele do bicho para tentar detectar qual a patologia que Mingua carrega consigo.
“É um exame para a gente entender o estado geral dos pelos. A gente consegue encontrar ácaros e crostas. Inclusive, tem um ácaro que é muito comum de ser encontrado nos felinos, que é o Lynxacarus. A gente está tentando encontrá-lo aqui. Ele é o responsável por causar esse problema de pele. Esse exame nos dá uma visão bem ampla e aí é possível enxergar coisas que não vemos aos olhos comuns. Mingau está comportado”, explicou.
Coordenadora da capela, Sandra Abreu explicou que o trabalho teve parceria de empresas parceiras da causa.
“A bênção aconteceu às 7h, com o padre Marcelo. Logo após, a gente começou os trabalhos de atendimentos veterinários. A gente também distribuiu itens para os animais. Tudo com cooperação de voluntários. Há 23 anos que este momento é proporcionado pela nossa Capela. São Francisco de Assis tinha esse cuidado com os animais e com o meio ambiente. Então, esse dia faz com que a gente sinta um pouco dessa dedicação”, alegou.
Na Igreja da Madre de Deus, no Bairro do Recife, no Centro da cidade, os animais foram abençoados pelo padre Damião Silva. Após entoar a canção ‘Oração de São Francisco’, ele leu uma reflexão que fala sobre a criação de Deus, que também envolve os pets. Logo após, ele aspergiu a água benta nos cachorros presentes. É um símbolo da unção de Deus que protege os animais.
“São Francisco é o patrono da ecologia e da natureza. Portanto, ele reserva estes momentos de bênçãos aos animais, que são criaturas de Deus. Nós aqui nos alegramos por fazer essa manhã de bênçãos e de graças sobre esses animais que aqui foram apresentados com muito amor e carinho. Que sobre estes e os que não puderam vir e estão em casa que venham as bênçãos do Deus Todo Poderoso, que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém! São Francisco de Assis, rogai por nós”, intercedeu o religioso.
Foi a primeira vez que a veterinária olindense Maria Eduarda, de 28 anos, levou a cadela Tchica, de 12 anos, para receber a Bênção dos Animais. A tutora também pediu sabedoria para lidar e cuidar dos pacientes pets que ela cuida todos os dias.
“Eu soube dessa bênção pelas redes sociais. Eu também sou veterinária. Então, além de pedir para ela, pedi para mim, para que eu possa curar cada vez mais vidas. Eu acredito muito em Deus. Sou cristã. Ele é o maior médico de todos. A gente vê pacientes em leitos, que muitas vezes não conseguem recuperar, mas, com a fé, é possível trazer vida e acalento para estes animais”, relatou a tutora da cadela da raça lhasa apsu.
Acompanhado de dois cachorros, o advogado Ítalo Albuquerque é católico por tradição. Ele considera o momento especial, principalmente porque tem Max, da raça chau chau, e Chico, sem raça definida (SRD), como integrantes da família.
“São Francisco é o padroeiro dos bichinhos que a gente tanto ama. Eu, como um bom católico, considero este momento especial. A gente pede saúde, proteção, amor e muitos anos de vida para eles. Geralmente, eu vou na Igreja de São Félix, que também tem bênção para eles. É a primeira vez que eu venho na Madre de Deus. Eles [os cachorros], se comportaram direitinho. São bons meninos”, destacou.
Quem foi São Francisco de Assis
Nascido em 1182, em Assis, Itália, e batizado com o nome de João. O pai dele, o comerciante Pedro Barnardone, mudou o nome do filho para Francisco.
Aos 25 anos, Francisco, mesmo tendo boas condições, fez votos de pobreza e viveu com e para os pobres. Ele fundou, em 1209, a Ordem dos Franciscanos, um grupo de ordens religiosas relacionadas, inicialmente, dentro da igreja católica. Entre as ordens, estão inclusas a Ordem dos Frades, de Santa Claras e a Terceira Ordem de São Francisco.
Ele morreu em outubro 1226, quando tinha 44 anos e foi canonizado pelo papa Gregório IX, em julho 1228, e seu nome está ligado ao amor aos pobres, ao meio ambiente, à simplicidade e à proteção aos animais.