Logo Folha de Pernambuco

É esse ou aquele? Confira mais um grupo de sósias caninos

Boston terrier e buldogue francês - Pixabay

Ficar em dúvida sobre a raça qual a raça de um determinado cão é algo que acontece com mais frequência do que imaginamos. São tantos os peludos que podem nos confundir que precisamos dividir essa lista em dois posts. E olha que ainda devem ter ficado faltando alguns. 

Maltês e Coton de tulear

Fotos: Pixabay

Como que faz pra dar conta dessa fofura em dose dupla? Verdadeiras pelúcias de carne e osso, esses cães arrebatam corações. Eles têm o mesmo porte físico, pequenos, com carinhas de ursinhos de pelúcia,  pelos de algodão, olhos escuros e bem vivos e orelhas triangulares. Além de serem igualmente encantadores, alegres, espertos, serelepes e muito amorosos. 

Ainda assim, apresentam alguns poucos detalhes que podem ajudar na identificação das raças. O principal deles é que o maltês sempre tem a pelagem toda branca. Logo, se você observar tons diferentes no animal, geralmente cinza ou preto, já sabe que se trata do coton de tutear. 

Outro ponto é que, embora os dois tenham caudas bem peludas, a do maltês é levemente mais alongada e um tanto encaracolada. Já o coton de tulear é poucos centímetros maior que o sósia e pode pesar até dois quilos a mais. 

Akita e Shiba 

Fotos: Pixabay

Outra dupla que costuma conquistar muitos suspiros de fofura por onde passam, esses cães compartilham o país de origem (Japão) e alguns traços físicos e no comportamento, o que acaba confundindo muita gente. 

Ambos têm uma pelagem densa e colorações em tons parecidos, incluindo a presença de “urajiro”, que são pelos esbranquiçados nas laterais do focinho, nas bochechas, abaixo da mandíbula e do queixo, no peito, estômago, na parte inferior da cauda e na parte interna das pernas.

No entanto, o akita é bem maior que o shiba. Enquanto a primeira raça tem exemplares que variam entre 58 cm e 70 cm, a segunda mede entre 33 cm a 43 cm. Não é tão raro, portanto, um shiba ser confundido com um akita ainda filhote. 

As orelhas podem ajudar a identificar essa dupla. As do shiba são relativamente pequenas, triangulares, ligeiramente inclinadas para a frente e bem eretas. As do akita também são relativamente pequenas e triangulares, porém mais grossas, ligeiramente arredondadas nas extremidades e mais abertas em relação à posição na cabeça. 

Greyhound  e Whippet 

Fotos: Pixabay

Classificados como lebréis de pelo curto, eles integram o grupo dos galgos, os famosos cães de corrida. Em geral, os galgos são cachorros magros, de tórax profundo, membros fortes, focinho bem comprido e cabeça pequena. 

Eles apresentam bom temperamento e se relacionam bem com crianças. Podem ter alguma timidez com pessoas de fora do convívio diário.  

O que ajuda a diferenciar eles é a variação de porte. O greyhound - ou galgo inglês - tido como o “galgo original”, é um cachorro de porte médio e esguio, mas muito forte e musculoso. É bastante usado em corridas e na caça a coelhos e outros roedores. 

Já o whippet é fruto do cruzamento entre o greyhound e um tipo de terrie. Ele é menor e, apesar de também ter músculos aparentes, não é tão forte quanto o seu ancestral. Também tem aptidão para a corrida, chegando a atingir 50km/h, mas é visto mais comumente na condição de animal de companhia. 

Ambos têm o pelo fino, mas as cores são diferentes. O greyhound varia entre preto, branco, vermelho e tirado, além de exemplares bicolores dentro desses tons. Já o whippet pode se apresentar em cores variadas, incluindo tigrado. 

Pastor alemão x Pastor belga de malinois

Fotos: Pixabay

Essas duas raças foram criadas para ajudar no trabalho de pastoreio de ovelhas e outros animais. Por serem muito inteligentes, obedientes e vigorosos, também atuam como cães policiais. São cães que precisam se manter ativos e, pelo nível de esperteza, podem ser difíceis de controlar se não forem bem ensinados. Por isso, são indicados para tutores mais experientes. 

Esses caninos compartilham similaridades físicas, mas, quando observados os detalhes, dá pra perceber que não são tão iguais quanto aparentam à primeira vista. Mesmo que ambos sejam enquadrados como porte grande, o pastor alemão é levemente maior do que a raça belga. 

Além disso, é famoso por ter uma espécie de capa preta que cobre a região das costas. A pelagem é densa, longa e de dupla camada, podendo apresentar manchas com tons de marrom, dourado e vermelho espalhadas pela face e peito. 

O pastor belga de malinois também tem a pelagem densa e em dupla camada, porém, mais curta e, em geral, em um tom dourado ou coloração fulva. No entanto, alguns espécimes podem sair em tons bem semelhantes à raça alemã, ao ponto de causar confusão. 

A ausência da famosa capa preta nas costas ajuda bastante nesses casos. Ambos têm olhos escuros e tamanho médio e orelhas triangulares, mas as do pastor alemão são um pouco maiores.  

Buldogue francês e Boston terrier

Fotos: Pixabay

Esses cães têm um ancestral em comum: o buldogue inglês. Isso ajuda a explicar um pouco as semelhanças entre eles, enquadrados como molossos de pequeno porte. 

O boston terrier é uma mistura do buldogue inglês com o white english terrier. Já o buldogue francês é uma mistura entre o buldogue inglês e algumas outras raças.

Apesar de confundirem muita gente por aí, com seus focinhos achatados, orelhas em pé e olhos proeminentes, eles têm algumas diferenças sutis. 

O boston terrier é mais alto e esguio, com pernas mais alongadas e finas que o parente próximo, que tem uma estrutura óssea larga e aparenta ser mais robusto. Embora seja menor na altura, o buldogue tem peso médio entre 8kg e 14kg, enquanto o boston terrier varia entre 5kg e 12kg. 

As orelhas carregam outro detalhe que ajuda a matar a charada. Apesar de ambos terem orelhas eretas, as do buldogue são levemente arredondadas, enquanto o boston terrier tem orelhas mais pontudas. O buldogue francês tem ainda o focinho mais achatado, além de dobrinhas e rugas no rosto. 

Eles carregam mais diferenças na personalidade do que no aspecto físico.  A estrutura atlética do boston terrier entrega que é uma raça cheia de energia e que adora atividades. Eles são leais, porém têm um perfil independente e podem ser um pouco agitados. 
O buldoque francês, por sua vez, é mais carente, gosta de atenção. Os cães da raça são brincalhões, porém menos agitados que os sósias.   

Cão d´água português e Poodle gigante 

Fotos: Pixabay

Os cães da raça portuguesa se tornaram mais conhecidos nos últimos anos após o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama ter Bo e Sunny como animais de estimação. Muita gente, inicialmente, achou até que se tratavam de poodles gigantes, dada a semelhança física. 

Tanto o poodle quanto os portugueses podem ser vistos nas cores marrom, branco e preto, coloração que costuma gerar mais dúvidas. Os poodles, porém, ainda podem ser cinzas ou fulvos. Ambos têm o temperamento ativo e são inteligentes. 

Os poodles podem ser reconhecidos pelas orelhas que se alongam e chegam a passar da cabeça, enquanto as orelhas dos cães d´água portugueses são um pouco mais curtas, não chegando à altura da garganta. Outro detalhe é que o focinho do poodle é mais afilado. 

Veja também

EDITAIS E BALANÇOS

EDITAIS E BALANÇOS

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Newsletter