Logo Folha de Pernambuco

Estopinha, pretinho, caramelo...você conhece os tipos de vira-lata? 

Nomenclatura faz parte apenas do coloquialismo popular, mas define bem o visual de alguns cãezinhos

Agitado, cãozinho SRD disponível para adoção no Adota Pet - Adota Pet

O amado vira-lata, cãozinho Sem Raça Definida (SRD), tem seu Dia Nacional comemorado nesta quarta-feira (31). 

Muito reconhecido no seu esteriótipo mais famoso, o caramelo, o vira-latinha tem ainda outras nomenclaturas dadas pela população brasileira. 

Estopinha, pretinho, mascarado, poodle imortal, tigrado e raposinha são outros "tipos" de vira-lata que estão viralizando no conhecimento popular. 

Segundo a veterinária Danielle Rito, da Vet4all, os "tipos" de SRD não são reconhecidos pela ciência. 

"Essas nomenclaturas são coloquiais do dia a dia da população", explicou. 

Também não fazem parte da definição veterinária os cães "híbridos". 

Sabe quando você pergunta a raça do cãozinho e o tutor diz que é metade labrador e metade pastor alemão? Esse pet também é um SRD. 

"A partir do momento que a gente mistura duas raças, ele já se torna Sem Raça Definida. As pessoas que não querem dizer que o pet é vira-lata, mas o mestiço é o vira-lata. Porque ele é uma misturinha", explicou Rito. 

Apesar disso, o perfil @Barangurterscreva ;no X fez uma lista com alguns tipos de vira-lata mais populares no Brasil. 

Conheça os populares "tipos" de vira-lata 

Caramelo
Com porte médio, pelagem curta e tons de amarelo, o vira-lata caramelo é um dos mais famosos e deu início ao movimento de dar nomes e tipos para os cães SRD brasileiros. Vira-lata caramelo, informalmente considerado um símbolo nacional, pode ser reconhecido legalmenteVira-lata caramelo - Canva

Estopinha

Estopinha é o cão que tem pelagem média e vários tons de cor. Esse animal apresenta geralmente porte médio ou pequeno, sendo comparado a uma "estopa", por conta da pelagem desordenada

 
Cachorro idosoVira-lata estopinha - Bich Tran / Pexels

Estopinha

Estopinha é o cão que tem pelagem média e vários tons de cor. Esse animal apresenta geralmente porte médio ou pequeno, sendo comparado a uma "estopa", por conta da pelagem desordenada

Pretinho
Muito parecido com o caramelo, o pretinho leva apenas o nome da cor da sua pelagem para diferenciar. Ele também é muito batizado com esse nome nos lares brasileiros. 

Cachorro com look estilosoVira-lata pretinho - Rosemary Ketchum / Pexels

Mascarado
Sabe o cãozinho com manchinhas no corpo e, mais especificamente, no rosto? É ele. Com a pelagem curta e branca, o mascarado apresenta manchas nas cores preto e marrom pelo corpo. O nome se dá por, em algumas configurações, o pet apresentar manchas que formam uma máscara no focinho. 

Snoopy, vira-lata adotado através do aplicativo Adota Pet, da Prefeitura do RecifeSnoopy, vira-lata mascarado adotado através do aplicativo Adota Pet, da Prefeitura do Recife - Adota Pet

Poodle Imortal
Um clássico brasileiro impulsionado pela presença de Belinha, no programa de Ana Maria Braga, no começo dos anos 2000, o poodle imortal é um vira-lata com pelagem parecida com a do poodle. 

Cadelinha Luna, após ser medicada durante uma crise de epilepsia
Cadelinha SRD com características de poodle - Cortesia/Maria Eduarda Cavalcanti 


Tigrado
Esse apresenta a pelagem curta e parece uma mistura em forma de listras pelo corpo do pretinho e do caramelo. Nas casas brasileiras, ele é comumente chamado de tigrinho, tigre, rajadinho, manchado, etc.

Formiguinha, cadela SRD adotada através do Adota PetFormiguinha, cadela SRD com características de pelagem rajada adotada através do Adota Pet - Adota Pet

 Raposinha 
Com pelagem de curta a média, ruivo e com focinho mais escuro, o vira-lata raposinha se confunde com algumas raposas, principalmente aquelas de desenho animado. 

A concepção do vira-lata

A misturinha a que a veterinária se refere é também resultado dos vários cruzamentos das cadelas SRD quando estão expostas à vulnerabilidade, nas ruas.

Segundo Rito, a cadela que entra no cio e está nas ruas ovula várias vezes, sendo fecundada por vários cães para uma mesma gestação. 

Por ovular durante todo o período de cio e ser perseguida para o cruzamento por vários cães, a cadela que vive nas ruas gera filhotes de vários pais. 

Por conta disso, não é possível definir com exatidão qual a origem e raça dos animais que nascem desses cruzamentos. 

O controle da fecundação da cadela pode ser feito, mas, ainda assim, segundo a definição veterinária, a junção de duas ou mais raças já torna o animal SRD. 

Veja também

Newsletter