Fiéis levam animais de estimação a paróquias do Recife para bênçãos de São Francisco
Muitos fiéis levaram seus pets ao Convento São Félix de Cantalice
Mantendo a tradição, o Dia de São Francisco de Assis, considerado o santo protetor dos animais, é celebrado nesta terça-feira (4) com a realização da bênção aos animais em diferentes paróquias do Recife.
No Convento São Félix de Cantalice, localizado no bairro do Pina, na Zona Sul da cidade, muitos fiéis aproveitam o dia para levar os bichinhos de estimação para serem abençoados na igreja. A programação conta com bênçãos pela manhã - a última do turno, às 11h -, e à tarde, às 14h, 15h e 16h.
Voluntária no Convento de São Félix, Leila Avelina, de 59 anos, levou a cadelinha Catarina, de três meses, para receber a bênção. O animalzinho, sem raça definida, foi resgatado na comunidade de Jardim Monte Verde, em Jaboatão dos Guararapes, durante as tempestades que atingiram cidades da Região Metropolitana entre maio e junho deste ano.
Leia Também
• Anvisa proíbe uso de lotes de substância que contaminou petisco canino
• Câncer de mama em pets: doença atinge 45% das cadelas no Brasil
• Feira Na Laje vai contar com evento de adoção pet
O local foi uma dos mais afetados pelos temporais. “Se todo mundo se tocasse e tivesse compaixão dos animais, não haveria tantos animais abandonados”, comentou a tutora.
O momento da benção é muito aguardado pelos fiéis. “Todo ano tem essa benção, o dia todinho. Os freis estão aqui à disposição para abençoar todos os animais. A benção que estavam dando agora foi a coisa mais linda do mundo”, acrescentou Leila.
Leila Avelino (à direita) e a filha, Sheila Aparecida, com a cadelinha Catarina no Convento São Félix de Cantalice. Foto: Júnior Soares / Folha de Pernambuco
O administrador de empresas André Carneiro Leão aproveitou a manhã para levar o golden retriever Bonni, de sete meses, para receber a benção. Frequentador do convento, ele fez questão de celebrar a data religiosa.
“É motivo de orgulho e de muita satisfação a gente trazer o nosso cão para receber a benção de São Francisco aqui no Convento de São Félix de Cantalice. Nós somos frequentadores e pertencemos aqui a comunidade e não podíamos deixar de trazer nosso animal de estimação para receber essa benção no dia deles, né? Todo ano eu venho e esse é o primeiro ano que Bonni vem para receber a benção”, contou.
André Carneiro Leão e a esposa, Josineide Carneiro Leão, com o cachorro de estimação Bonni no Convento São Félix de Cantalice. Foto: Júnior Soares / Folha de Pernambuco
Como destaca o administrador, o animal de estimação aumenta os momentos felizes na casa da família. “É a alegria da casa. Nós [ele e a esposa] já temos dois filhos, já adultos, de 30 e 29 anos, e Bonni veio para alegrar a casa, para dar mais animação e mais satisfação para todos nós”, completou.
Frei Jefferson Santos, um dos celebrantes da bênção, destacou a importância do momento e de São Francisco para a igreja católica.
“Hoje, Dia de São Francisco, é um dia muito importante para nós, família franciscana, porque foi o próprio São Francisco de Assis que fundou essa família. E, durante todo esse dia, haverá a bênção dos animais porque São Francisco era amante da natureza, cuidou da casa comum, que era tanto a responsabilidade dele como também de todos nós”, comentou.
O frei também lembrou a solidariedade praticada e pregada por São Francisco. “Ele, em Assis (Itália), agiu primeiro com os pobres, com os leprosos, com os excluídos, né? Com aquelas pessoas que não tinham oportunidade. Então, também com o passar dos tempos, veio o cuidado com a natureza, com os animais. Por isso que nesse dia de hoje muitos fiéis de vários lugares recorrem ao nosso convento para pedir a benção de Deus para os seus animais seguindo o exemplo de São Francisco, porque ele também um dia valorizou os animais e cuidou com muito zelo e com muito carinho”, disse.
No fim da tarde, às 17h, encerrando a programação festiva, haverá a Missa Solene em homenagem ao Dia de São Francisco de Assis. “Queremos convidar a todo povo de Deus, os fiéis devotos de São Francisco, para poder participar conosco. É um motivo de alegria para louvar e agradecer a Deus nessa celebração eucarística, pelas obras, pelas maravilhas que Ele fez na vida de Francisco de Assis e que também faz na vida de todos nós”, finalizou.