Logo Folha de Pernambuco

Inteligência Artificial está sendo usada para traduzir sons e expressões faciais de gatos

A ferramenta pode revolucionar a forma dos humanos lidar com animais

Gato em brinquedo de escalada - Eva Kubíčková / Pexels

Leia Também

• Gatos usam quase 300 expressões faciais para interagir 

• Quem tem mais autoestima: tutores de cães ou de gatos? Saiba o que pesquisa revela

Já imaginou compreender o que o seu gatinho está querendo comunicar quando mia ou faz uma expressão facial diferente do comum? Uma pesquisa da Universidade de Lincoln, na Inglaterra, vai usar a Inteligência Artificial (IA) para traduzir o que felinos e outros animais estão dizendo

Recentemente, uma pesquisa identificou 276 expressões faciais em gatos que convivem com outros pets e pessoas. Os dados colhidos para possibilitar esse estudo, se catalogados em uma IA, podem determinar padrões faciais de linguagem comum nestes animais. 

"Há uma riqueza maior nas expressões dos gatos do que imaginamos, e a IA é boa na classificação de imagens", disse, ao The Guardian, o pesquisador Daniel Mills, do grupo de pesquisa que faz o mapeamento de expressões faciais de felinos.

Mills é um dos autores do trabalho que identificou 276 combinações distintas de movimentos musculares faciais em gatos, publicado na Behavioural Processes. 

"Poderíamos usar a IA para nos ensinar muito sobre o que os animais estão tentando nos dizer", comentou Mills. 

O tipo e a duração do miado podem representar um tipo de linguagem, assim como a movimentação da orelha e abertura das pálpebras. 

Uma abordagem, disse Mills, era ensinar a IA a identificar características específicas, como a posição da orelha, já é conhecida por ser importante para certas emoções. Outra abordagem mais moderna é permitir que a IA crie as suas próprias regras de classificação. Embora isso traga seus próprios desafios, Mills disse que também poderia oferecer novos insights.

Pesquisadores imersos na pesquisa não estão apenas esperançosos sobre esse tipo de abordagem para felinos, mas também para outros animais. A ferramenta já está  analisando também expressões de cães e cavalos. 

Além de oferecer novas maneiras de entender a comunicação dos pets, Mills observou que a IA poderia ser usada para o bem-estar animal, por exemplo, para examinar os rostos das vacas em busca de sinais de dor enquanto elas se aglomeram para ordenhar.

“Na verdade, eles podem fazer um exame diário de saúde para ver o quão felizes estão”, disse ele.
 

Veja também

Newsletter