Jaboatão cria "Arena Cão Terapia" para tratamento de crianças com autismo
O local visa acolher crianças e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h
Um espaço de terapia com cães foi inaugurado nesta segunda-feira (4), em Jaboatão dos Guararapes. A Arena Cão Terapia, instalada no Parque da Cidade do município, visa facilitar o acesso a tratamento para crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) da cidade. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, com apoio de psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e adestradores.
O espaço tem capacidade para 200 atendimentos por mês e conta com dois cães co-terapeutas, das raças golden retriever e spitz alemão. Os atendimentos são feitos com duas crianças por vez e cada sessão, realizada em duas etapas, conta com 45 minutos. Na primeira etapa, os profissionais iniciam as sessões sozinhos com as crianças e, no segundo momento, há o contato com os cães ajudando às crianças a trabalharem áreas como socialização, comunicação, afetividade e estabelecimento de vínculos.
Arena Cão Terapia, em Jaboatão dos Guararapes
Catarina Lima da Costa levou seu filho Richarlisson logo no primeiro dia e se mostrou confiante com o acolhimento que é dado pela gestão municipal. “Há muito tempo que eu estava querendo iniciar o tratamento do meu filho e tive até que deixar o emprego para me dedicar exclusivamente a ele. Essa terapia e o contato com os cães vai ajudar muito Richarlisson a interagir melhor com as pessoas”, contou a dona de casa. Richarlisson chegou ainda tímido à Arena Cão Terapia, mas com pouco tempo já estava brincando com Frida, da raça labrador.
Ainda esta semana, dentro da Semana Municipal de Conscientização Sobre o Transtorno do Espectro do Autismo, promovida pela Prefeitura do Jaboatão, acontecerão várias ações entre as quais seminários, palestras, rodas de conversa, grupo de acolhimento para cuidadores, cinema e exposições sobre o tema, reforçando o tema da campanha anual de conscientização sobre o autismo, que é “Lugar de autista é em todo lugar”.
Como participar:
Para ter acesso ao tratamento na Arena Cão Terapia, os pais ou responsáveis devem levar as crianças a uma unidade básica de saúde ou policlínica da rede municipal do Jaboatão, onde serão realizadas as avaliações necessárias. Sendo diagnosticado o Transtorno do Espectro do Autismo, o agendamento para o tratamento é realizado através da Central de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS).