Logo Folha de Pernambuco

Jaboatão dos Guararapes inicia microchipagem de cães e gatos cuidados por protetores

A expectativa é de que sejam realizadas 60 microchipagens por dia

A identificação facilita diversos serviços voltados para os animais - Leandro de Santana/PMJG/divulgação

Cães e gatos cuidados por protetores em Jaboatão dos Guararapes começaram a receber microchips implantados pela prefeitura do município, localizado na Região Metropolitana do Recife.

Segundo a Secretaria Executiva de Bem - Estar Animal, a implantação visa à "gestão mais eficiente e abrangente da saúde animal, garantindo que cada cão e gato sob a tutela dos protetores sejam devidamente atendidos e acompanhados".

Com o chip, a identificação dos animais facilita, por exemplo, a vacinação - equipes com veterinários e assistentes vão ao endereço de cada protetor, realizando o serviço.

O programa começou nesta quinta (18), em Jaboatão Centro, e a expectativa é de que sejam realizadas 60 microchipagens por dia. Atualmente, a secretaria contabiliza 48 protetores e, para ser contemplado com o serviço, outros protetores devem se inscrever neste link.

Para a colocação do chip, não é preciso nenhuma preparação especial para o aluno. O dispositivo é colocado sob a pele, no meio do pescoço, abaixo das orelhas.

 "A microchipagem dos meus animais facilita a identificação deles, além de poder vaciná-los, tudo isso na minha casa. Isso sem contar que eles passaram na triagem e serão castrados logo", comentou Cláudio de Santana, cria 15 animais - 11 gatos e quatro cães - e mora no bairro Vila Rica.

" A microchipagem é uma ferramenta valiosa para a identificação eficiente dos animais, contribuindo para sua segurança e saúde", afirmou Bruno Dantas, secretário executivo municipal do Bem-Estar Animal .

 

Veja também

Confrontos entre sunitas e xiitas deixam mais de 80 mortos no Paquistão
MUNDO

Confrontos entre sunitas e xiitas deixam mais de 80 mortos no Paquistão

Países em desenvolvimento tacham de "insulto" acordo climático da COP29
MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Países em desenvolvimento tacham de "insulto" acordo climático da COP29

Newsletter