Logo Folha de Pernambuco

Jaboatão dos Guararapes passa a ter Secretaria Executiva do Bem-Estar Animal

Prefeito Anderson Ferreira disse buscar novas ações focadas na saúde e cuidados com os pets e animais de grande porte - Chico Bezerra/PMJG

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, anunciou, nesta quarta-feira (10), uma reforma administrativa na gestão municipal, neste segundo mandato. 

A principal novidade é a criação da Secretaria Executiva do Bem-Estar Animal, que ficará responsável por gerir o sistema de defesa e acolhimento para os pets e animais de grande porte, com foco voltado à saúde e cuidados. A nova pasta está a cargo de Carolina Lemos, que é psicóloga com especialização em comportamento animal.

Leia também: 

Cortar a unha dos cães exige cuidados, mas não é um bicho papão. Veja dicas

Hotel Atlante Plaza passa a aceitar hospedagem de cães de pequeno porte

De morador de rua a 'cãotratado' em uma concessionária. Conheça a história de Tucson Prime

Veja outras notícias no Folha Pet

“Desde que iniciamos a nossa gestão, há quatro anos, tivemos a preocupação de proteger e cuidar dos animais. Lançamos o Programa Bem-Estar Animal e desenvolvemos várias ações. Montamos a primeira UBS Pet do Estado, oferecemos atendimento com consultório clínico móvel nas comunidades e lançamos o Sistema de Identificação Digital (SID) dos equinos. Neste segundo mandato, decidimos criar uma secretaria específica para ampliar ainda mais o acolhimento e a defesa dos animais”, explicou Anderson Ferreira.

O prefeito disse que, com a nova estrutura, serão oferecidos mais serviços gratuitos, a exemplo de exames laboratoriais e de ultrassom.  

O SID será aplicado também nos pets, para que sejam identificados por nome e proprietário, bem como as condições de saúde. Além disso, serão realizadas mais parcerias com as ONGs cadastradas em Jaboatão.

Além da preocupação da gestão com a questão, a decisão de montar a Secretaria Executiva do Bem-Estar Animal foi estimulada pela sanção da Lei Federal 1.095, em setembro do ano passado, que tornou mais severas as punições a quem comete maus-tratos, sobretudo a cães e gatos. 

Veja também

Newsletter