Logo Folha de Pernambuco

Jaboatão inaugura Unidade de Saúde Básica para pets e animais silvestres

A UBS Pet fica localizada na Rua Quatro de Outubro, S/N, no bairro de Massangana, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. - Divulgação

A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes inaugurou, nesta semana, a primeira Unidade de Saúde Básica para o atendimento gratuito de cães, gatos e animais silvestres (com comprovada legalização) de tutores residentes no município.

A primeira UBS Pet do Jaboatão conta com dois consultórios para receber pacientes de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 14h. O funcionamento deve ser expandido após a crise do novo coronavírus. 

A unidade fica localizada na Rua Quatro de Outubro, S/N, no bairro de Massangana, próximo à Escola Parque e ao Supermercado Arcomix. O espaço oferece consultas clínicas e dermatológicas, além de atendimento ambulatorial por ordem de chegada, sem a necessidade de marcação prévia. 

Também é oferecida a aplicação da vacina antirrábica. Para ter acesso aos serviços da UBS, o tutor deve apresentar xérox de um comprovante de residência no município e documento com foto. 

Leia também:

Superalimento, o ovo pode incrementar o cardápio de cães e gatos

Uso de fogos no período de campanha eleitoral gera preocupação com os pets; entenda os perigos

É preciso reconhecer, respeitar e falar sobre o luto pela perda de um pet

Conheça as propostas dos candidatos à Prefeitura do Recife para a causa animal

Leia outras notícias no Folha Pet

É aguardada ainda a instalação de equipamentos que permitirão ofertar os serviços de citologia para casos de esporotricose e ultrassom para o acompanhamento gestacional de cadelas e gatas. 

A superintende de meio ambiente do município, Edilene Rodrigues, explica que a gestão está buscando viabilizar um convênio com um laboratório de diagnósticos para que amostras coletadas na UBS possam ser processadas. 

Embora não tenha aparelho de raio-x, a UBS recebe animais acidentados para primeiros socorros e, se necessário, profilaxia, sutura e imobilizações. Os casos mais graves, que necessitem de exames de imagem, serão devidamente orientados. 

Castração
Nas próximas semanas, o castramóvel do município passará a funcionar de forma anexa à UBS, com perspectiva de aumento do número de cirurgias gratuitas de castração para cães e gatos. 

Atualmente, são realizados em torno de 400 a 500 procedimentos por mês. De acordo com a superintende de meio ambiente do município, Edilene Rodrigues, com a estrutura da UBS, o veículo do castramóvel deixará de dar suporte ao consultório móvel e funcionará exclusivamente para cirurgias, devendo aumentar o número de procedimentos realizados. Para o esse procedimento, é necessário agendamento prévio, que já está aberto através do número 99187-1118 (WhatsApp). 

Antes da UBS, Jaboatão contava com dois veículos de atendimento aos animais, o castramóvel e um consultório móvel, ambos vinculados ao Programa Bem-Estar Animal, da Secretaria de Meio Ambiente e Gestão Urbana. 

O consultório móvel, que circula por todas as regionais do município, continuará em atividade. São sete veterinários, além de quatro estagiários e dois auxiliares atuando na UBS e nos dois veículos de atendimento. 

Denúncias
A UBS funciona também como ponto de apoio para denúncia de casos de maus-tratos a animais. Isso pode ser feito de forma presencial, através do número 99187-1118 (WhatsApp) ou pela Superintendência de Meio Ambiente municipal. 

Feito o registro, o grupamento de meio ambiente segue junto com um veterinário para averiguar a situação no local da denúncia. Edilene explica que a equipe não pode entrar nos domicílios sem permissão, a não ser que a condição de maus-tratos seja notória. “Aí a gente entra porque é um crime previsto por lei”, diz. 

Veja também

Relatora diz que CPMI do 8 de Janeiro contribuiu para indiciamento de Bolsonaro pela PF
BOLSONARO

Relatora diz que CPMI do 8 de Janeiro contribuiu para indiciamento de Bolsonaro pela PF

Anvisa aprova vacinas da Covid atualizadas para cepa JN.1
BRASIL

Anvisa aprova vacinas da Covid atualizadas para cepa JN.1

Newsletter