Logo Folha de Pernambuco

Mais de 100 tartarugas nascem no Litoral Sul de Pernambuco

Tartaruga-de-pente é uma espécie ameaçada - Mariângela Viana/PMCSA

Na tarde desta quinta-feira (29), 117 tartarugas da espécie Eretmochelys imbricata, popularmente conhecida como tartaruga-de-pente, nasceram na Praia de Enseada dos Corais, no Cabo de Santo Agostinho, Litoral Sul de Pernambuco. 

Equipes da fiscalização ambiental auxiliaram no nascimento. A espécie está criticamente ameaçada, de acordo com União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

O tempo nublado e com chuviscos tornou o momento ainda mais propício para a saída das tartarugas do ninho. Apenas dois ninhos não eclodiram, equivalendo a um percentual de 98% de natalidade. A desova aconteceu há 58 dias, no dia 3 de março.  

O ninho estava em um local de restinga, tipo de vegetação do litoral brasileiro situado entre a faixa da praia e a Mata Atlântica. Com a ação da equipe ambiental, não houve a degradação da vegetação. A ação também contou com o apoio da ONG Onda Limpa.

Leia também:

Seu pet está no peso ideal? Saiba como identificar

À la Usain Bolt, cão invade pista e rouba a cena em competição de atletismo; assista

Abril Laranja lembra que maus-tratos vão além da agressão física; saiba como denunciar


Leia outras notícias no Folha Pet
 

 O biólogo da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, Felipe Brayner, que faz o monitoramento dos ninhos no litoral cabense, explica que, sem o auxílio da equipe no nascimento, esse percentual cairia, podendo chegar a uma taxa de 17% de tartarugas que não chegariam ao mar. 

"Esse trabalho é essencial para reduzir a taxa de mortalidade da espécie, que acontece por diversos motivos, como ação humana e predadores naturais. De mil tartarugas, apenas uma ou duas chegam à vida adulta e à maturidade sexual. Esse trabalho de conservação e conscientização do uso de redes no litoral ajuda a colocar mais animais marinhos no mar e evitar a extinção da espécie", destaca o biólogo.

Se elas chegarem à idade adulta, daqui a 20 anos, elas voltarão para a Praia de Enseada dos Corais para desovar. Caso alguma pessoa encontre um local de desova, ou animal marinho na faixa de areia, pode entrar em contato com o WhatsApp da Secretaria Executiva de Meio Ambiente do município, no número (81) 99151-8127.

Nascimento de tartarugas-de-pente na Praia de Enseada dos CoraisFoto: Mariângela Viana/PMCSA

Veja também

Na Alemanha, Scholz pode buscar 2º mandato como chanceler após ministro descartar disputa
EUROPA

Na Alemanha, Scholz pode buscar 2º mandato como chanceler após ministro descartar disputa

Mães de Pernambuco abre mais 8.094 vagas para benefício mensal de R$ 300; saiba como receber
Pernambuco

Mães de Pernambuco abre mais 8.094 vagas para benefício mensal de R$ 300; saiba como receber

Newsletter