Nos EUA, vilarejo elege buldogue francês como novo prefeito
Enquanto o mundo acompanha com ansiedade a apuração dos votos que definirão o novo presidente dos Estados Unidos, o pequeno vilarejo de Rabbit Hash, localizado ao longo do Rio Ohio, já anunciou o seu novo prefeito. Trata-se do buldogue francês de nome Wilbur, que sucederá a pitbull Brynneth Pawltro, que ocupou o cargo entre 2016 e 2020 e foi, por sinal, a primeira mulher eleita.
Wilbur derrotou seus adversários - o beagle Jack Rabbit e o golden retriever Poppy - por mais de 10 mil votos. Mas os segundo e terceiro colocados não saíram de "patas abanando”. Eles receberam posições de Embaixador Rabbit Hash e, segundo a Sociedade Histórica de Rabbit Hash, “ainda têm chance no mundo da política de Ohio”.
Parece meme de internet, mas é real. A verdade é que Rabbit Hash elege cães para comandar a “prefeitura” local desde 1998. E foi assim que ganhou certa notoriedade, inclusive. Embora todos os pleitos desde então tenham sido vencido por cães, gatos, cabras e até galinhas já concorram ao posto no vilarejo, que não tem personalidade jurídica.
Wilbur é o quinto pet eleito e assume para um mandato de quatro anos. Antes dele, já ocuparam o posto Goofy Borneman (1998 a 2001), Junior Cochran (2004 a 2008), Lucy Lou (2008 a 2012, e reeleita até 2016) e Brynneth Pawltro (2016 a 2020). Houve um hiato entre 2001 e 2004, após o falecimento de Goofy Borneman, em 2001.
Rabbit Hash tem pouco mais de 300 habitantes, mas recebe moradores de outras localidades para participar da eleição, que ganhou fama nos Estados Unidos. Neste ano, por exemplo, a votação foi bastante expressiva, computando 22.985 votos. O vencedor faturou 13.143 deles, número superior aos 3.300 que elegeram sua antecessora.
Leia também:
Onda de calor: sabia que tosar pode ser pior? Confira dicas para refrescar o pet em dias quentes
Uso de fogos no período de campanha eleitoral gera preocupação com os pets; entenda os perigos
É preciso reconhecer, respeitar e falar sobre o luto pela perda de um pet
Leia outras notícias no Folha Pet
O vilarejo é desvinculado de outros municípios e está localizado no condado de Boone. Lugares com essa característica, nos Estados Unidos, são geralmente administrados pelos condados, não por prefeitos. Em Rabbit Hash, contudo, a situação é um pouco diferente.
Após crises sucessivas na economia entre as décadas de 60 e 70, um empresário local comprou vários estabelecimentos para evitar falências e acabou se tornando dono de todo o vilarejo.
Mas, em 2002, Louie Scott, o investidor, não teve mais condições de sustentar o patrimônio e vendeu o vilarejo para a Sociedade Histórica de Rabbit Hash, que passou a ser a administradora.
A eleição para prefeito é um brincadeira feita pelos locais e acabou transformada em evento beneficente, levantando fundos a serem aplicados em melhorias do próprio vilarejo. Neste ano, foram arrecadados US$ 13.156 - mais de R$ 74,5 mil -, que deverão ser usados na manutenção de alguns edifícios históricos.