Logo Folha de Pernambuco

Olinda retoma campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos

Município recebeu 20 mil novas doses para aplicar nas próximas semanas - Divulgação/Cevao

O Centro de Vigilância Ambiental de Olinda (Cevao) retomou, nesta quarta-feira (4), a campanha de vacinação antirrábica de cães e gatos no município. A imunização porta a porta aconteceu das 8h às 13h, no bairro de Cidade Tabajara, passando pelas ruas 4 de Outubro, Tupanatinga e Nestor Barbosa Lima. Nesta quinta (5), os agentes continuarão visitando domicílios pelo bairro. 

No sábado (7), por sua vez, serão disponibilizados seis pontos fixos, sendo três na Cidade Tabajara e outros três em Ouro Preto. Os locais de imunização serão as escolas Tabajara, 12 de Março e Claudino Leal, na Cidade Tabajara; e as escolas Izaulina de Castro e Silva, Coronel José Domingos da Silva e Maria Emília, em Ouro Preto.

O gerente do Cevao, José Neto, fala que a distribuição dos locais de vacinação aconteceu de acordo com o registro de casos de raiva nos últimos quatro anos. “Seguimos as orientações do Ministério da Saúde e da própria Secretaria Estadual de Saúde. Olinda ficou inserida no grupo 1 (de prioridade), que são os municípios onde ocorreram casos de raiva nos últimos quatro anos. Em 2019, tivemos um morcego que testou positivo para raiva no Varadouro. Agora, em 2020, nós tivemos um outro morcego que deu positivo para raiva, em Casa Caiada”, explica ele. 

Campanha de vacinação antirrábica em OlindaVacinação nas residências, em Olinda. Foto: Divulgação/Cevao

Na primeira etapa da campanha de vacinação 2020, concluída na primeira quinzena do mês de outubro, foram imunizados 7.500 animais, nos bairros do Varadouro, Amaro Branco, Santa Tereza, Ilha do Maruim, Monte, Sítio Histórico e Zona Rural. Agora, foram recebidas mais 20 mil doses para serem aplicadas.

Jaboatão 
No Jaboatão dos Guararapes, a vacinação também acontece com visitas porta a porta, só que apenas aos sábados, quando são postos em atividades também dois pontos de drive-thru. Neste sábado (7), será a vez do bairro de Cajueiro Seco receber os agentes nos domicílios. 

Leia também:
Onda de calor: sabia que tosar pode ser pior? Confira dicas para refrescar o pet em dias quentes

Uso de fogos no período de campanha eleitoral gera preocupação com os pets; entenda os perigos

É preciso reconhecer, respeitar e falar sobre o luto pela perda de um pet

Leia outras notícias no Folha Pet

Os pontos de drive-thru, por sua vez, se mantém no estacionamento do prédio da prefeitura municipal, na Avenida Barreto de Menezes, s/n, em Prazeres, e no Centro de Vigilância Ambiental (CVA), que fica na Avenida Eixo da Integração, em Engenho Velho. Nos dias úteis, é possível fazer a imunização no CVA, onde funciona um posto permanente para o serviço entre 8h e 15h. 

Recife
A Capital pernambucana iniciou a campanha de imunização de cães e gatos contra a raiva no último dia 24 de outubro, priorizando os distritos sanitários 1 e 2, que contempla bairros da área central e da Zona Norte do Recife, como Boa Vista e Encruzilhada. Foram feitas visitas porta a porta no sábado e montados pontos fixos com funcionamento nos dias úteis. 

Neste sábado, será a vez dos distritos sanitários 4 e 5, que contemplam, por exemplo, os bairros da Ilha do Retiro, Afogados e Mangueira. Quem mora nessas localidades e não receber a visita dos agentes municipais poderá recorrer aos pontos fixos que funcionarão durante a próxima semana. Confira os locais abaixo:

Postos de imunização antirrábica que funcionarão no Recife entre os dias 9 e 13 de novembro

Doença
A raiva é uma zoonose (doença que pode ser transmitida de animais para seres humanos) grave, que afeta o sistema nervoso central e mata em quase 100% dos casos, tanto as pessoas quanto os animais. A doença viral e infecciosa pode ser transmitida pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordida, lambida ou arranhão. Os cachorros com raiva costumam ficar agressivos ou tristonhos, com salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras. 

A campanha de vacinação antirrábica é garantida pelo Sistema Único de Saúde porque o objetivo é atingir o ciclo humano. No Recife, o último ano em que foram registrados casos de raiva em um animal doméstico (gato) e um humano foi 2017. Em 2018 e 2019, apenas quatro ocorrências foram detectadas, todas em morcegos. 

Números 
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), o último caso da doença em humanos, transmitido por cão, em Pernambuco, foi no ano de 2006; e, em 2017, por gato, que deve ter entrado em contato com um morcego contaminado. 
 
De 2017 até 2020, foram registrados, em Pernambuco, mais de 40 casos de raiva, sendo 86% das ocorrências em animais silvestres, por isso as áreas rurais são prioridade nas campanhas de imunização.

Em 2017, foram 13 casos, sendo 12 em animais e um em humano. No ano seguinte, foram 12 ocorrências, todas envolvendo animais, assim como em 2019, quando aconteceram 16 casos.

Neste ano, até o momento, foram registrados três casos de raiva no Estado, todos em animais. O mais recente aconteceu em Olinda, no Grande Recife, enquanto os outros dois foram registrados em Verdejante e São José do Egito, localizados no Sertão pernambucano.  

Veja também

Newsletter