Logo Folha de Pernambuco

Pesquisa identifica que mais da metade das pessoas do mundo possuem pets

A maioria dos tutores (47%) são "pais" de pet pela primeira vez

Cachorro com seu tutor - Marcos Pastich/PCR

Caro leitor do Folha Pet, você já deve estar cansado de ler aqui sobre o quanto pets já fazem parte da família. Mas aqui vai mais um dado para comprovar o que já sabemos: mais da metade das pessoas ao redor do mundo possuem pets. 

São 56% tutores de pets contra 44% não tutores. 

Pet e tutora - Pexels

O estudo foi realizado pela Ipsos, uma empresa de pesquisa de mercado, sob encomenda da Mars Incorporated.

Foram avaliados insights de mais de 20 mil tutores de cães e gatos em 20 países. 

Com o aumento do número de tutores de pets e a crescente importância desses animais na vida das pessoas, os resultados apontam para uma nova era centrada nos tutores, na qual a conexão emocional entre eles e seus pets é mais forte do que nunca.

Outro dado importante erguido pela pesquisa é que muitos tutores estão vivendo essa experiência pela primeira vez. 

“Quase metade (47%) dos entrevistados são tutores pela primeira vez, o que indica uma nova era de pais de pet. Sabemos que os pais de animais de estimação estão evoluindo e precisamos evoluir com eles, o que significa incorporar o foco nos pais de animais de estimação em nosso DNA para transformar a experiência e construir relacionamentos duradouros com os 455 milhões de animais e seus ‘humanos de estimação’", comentou Ikdeep Singh, Presidente Global da Mars Pet Nutrition.

Dedicação

A pesquisa também descobriu que mais de um terço (37%) dos donos de cães e gatos afirmam que seus pets são a coisa mais importante em suas vidas. 

Esse percentual é ainda maior entre a Geração Z (45%) e os Millennials (40%).

O barulhinho de motor que gatos emitem pode dizer muitas coisas
Gato recebendo carinho - CEUB / Divulgação

Apesar do amor imensurável por seus pets, alguns tutores relataram desafios enfrentados: 32% se sentem culpados ao deixar seus pets sozinhos, apenas 42% consideram seus bairros muito amigáveis para animais, e 26% dos tutores acham que viajar com seus pets é uma tarefa desafiadora. 

Decisão

Na hora de escolher um pet os filhotes são os favoritos, segundo o estudo: 84% dos cães e gatos são adotados antes dos 12 meses de idade.

A decisão de ter um pet é bastante influenciada pelas pessoas ao nosso redor, com a família (26%) sendo o principal fator, seguida por amigos (21%), redes sociais (13%), pesquisas on-line (13%) e veterinários (11%).

Cães ou gatos? 

Atualmente, a posse de gatos é mais comum do que a de cães no mundo, sendo que mais homens (52%) do que mulheres (48%) são tutores de gatos.

Gato no home officeGato acompanhando trabalho da sua tutora - Ruca Souza/Pexels

As raças de cães mais populares globalmente são Labrador (6%), Chihuahua (6%) e Golden Retriever (5%), enquanto as raças de gatos mais comuns são Persa (16%), British Shorthair (11%) e Siamês (9%).

A pesquisa reforça que cães e gatos desempenham papéis fundamentais em nossas vidas. 

Entre os tutores satisfeitos com seus pets, os donos de cães valorizam o amor incondicional (50%) e o senso de família que eles trazem (49%), enquanto os tutores de gatos apreciam o entretenimento (48%) e o alívio do estresse (44%) proporcionados por seus companheiros.

Veja também

Juiz ordena captura de dois indígenas por massacre na guerra civil da Guatemala
Guatemala

Juiz ordena captura de dois indígenas por massacre na guerra civil da Guatemala

Encontro anual do Sindaçúcar-PE reúne autoridades de diversos poderes e lideranças do setor
Sucroenergético

Encontro anual do Sindaçúcar-PE reúne autoridades e lideranças do setor

Newsletter