Logo Folha de Pernambuco

Pesquisa identifica que mais da metade das pessoas do mundo possuem pets

A maioria dos tutores (47%) são "pais" de pet pela primeira vez

Cachorro com seu tutor - Marcos Pastich/PCR

Caro leitor do Folha Pet, você já deve estar cansado de ler aqui sobre o quanto pets já fazem parte da família. Mas aqui vai mais um dado para comprovar o que já sabemos: mais da metade das pessoas ao redor do mundo possuem pets. 

São 56% tutores de pets contra 44% não tutores. 

Pet e tutora - Pexels

O estudo foi realizado pela Ipsos, uma empresa de pesquisa de mercado, sob encomenda da Mars Incorporated.

Foram avaliados insights de mais de 20 mil tutores de cães e gatos em 20 países. 

Com o aumento do número de tutores de pets e a crescente importância desses animais na vida das pessoas, os resultados apontam para uma nova era centrada nos tutores, na qual a conexão emocional entre eles e seus pets é mais forte do que nunca.

Outro dado importante erguido pela pesquisa é que muitos tutores estão vivendo essa experiência pela primeira vez. 

“Quase metade (47%) dos entrevistados são tutores pela primeira vez, o que indica uma nova era de pais de pet. Sabemos que os pais de animais de estimação estão evoluindo e precisamos evoluir com eles, o que significa incorporar o foco nos pais de animais de estimação em nosso DNA para transformar a experiência e construir relacionamentos duradouros com os 455 milhões de animais e seus ‘humanos de estimação’", comentou Ikdeep Singh, Presidente Global da Mars Pet Nutrition.

Dedicação

A pesquisa também descobriu que mais de um terço (37%) dos donos de cães e gatos afirmam que seus pets são a coisa mais importante em suas vidas. 

Esse percentual é ainda maior entre a Geração Z (45%) e os Millennials (40%).

O barulhinho de motor que gatos emitem pode dizer muitas coisas
Gato recebendo carinho - CEUB / Divulgação

Apesar do amor imensurável por seus pets, alguns tutores relataram desafios enfrentados: 32% se sentem culpados ao deixar seus pets sozinhos, apenas 42% consideram seus bairros muito amigáveis para animais, e 26% dos tutores acham que viajar com seus pets é uma tarefa desafiadora. 

Decisão

Na hora de escolher um pet os filhotes são os favoritos, segundo o estudo: 84% dos cães e gatos são adotados antes dos 12 meses de idade.

A decisão de ter um pet é bastante influenciada pelas pessoas ao nosso redor, com a família (26%) sendo o principal fator, seguida por amigos (21%), redes sociais (13%), pesquisas on-line (13%) e veterinários (11%).

Cães ou gatos? 

Atualmente, a posse de gatos é mais comum do que a de cães no mundo, sendo que mais homens (52%) do que mulheres (48%) são tutores de gatos.

Gato no home officeGato acompanhando trabalho da sua tutora - Ruca Souza/Pexels

As raças de cães mais populares globalmente são Labrador (6%), Chihuahua (6%) e Golden Retriever (5%), enquanto as raças de gatos mais comuns são Persa (16%), British Shorthair (11%) e Siamês (9%).

A pesquisa reforça que cães e gatos desempenham papéis fundamentais em nossas vidas. 

Entre os tutores satisfeitos com seus pets, os donos de cães valorizam o amor incondicional (50%) e o senso de família que eles trazem (49%), enquanto os tutores de gatos apreciam o entretenimento (48%) e o alívio do estresse (44%) proporcionados por seus companheiros.

Veja também

Em meio à greve, Tesouro assina ofício e normaliza vendas do Tesouro Direto
Economia

Em meio à greve, Tesouro assina ofício e normaliza vendas do Tesouro Direto

Marco legal dos seguros: Câmara aprova projeto de lei; texto vai à sanção
Economia

Marco legal dos seguros: Câmara aprova projeto de lei; texto vai à sanção

Newsletter