Petição quer transformar vira-lata caramelo em símbolo do Brasil
Neste 31 de julho é celebrado o Dia Nacional do Vira-Lata
Uma petição foi criada neste 31 de julho, Dia Nacional do Vira-lata, para solicitar mais celeridade na proposta de o vira-lata caramelo se tornar manifestação cultural imaterial do Brasil.
A ação visa apoiar o Projeto de Lei (PL) 1897/2023, que pretende desmistificar os preconceitos e reconhecer a importância de cães Sem Raça Definida (SRD) para a população brasileira.
Esses animais representam um grande percentual dentre os pets que vivem nas casas brasileiras.
Leia Também
• Estopinha, pretinho, caramelo...você conhece os tipos de vira-lata?
• Por que se celebra o Dia Nacional do Vira-Lata neste 31 de julho?
• Vira-latas: 3 curiosidades sobre os pets mais queridos do Brasil
Segundo a pesquisa Quaest, realizada em julho de 2024 e encomendada pela Petlove, 32% dos cães e 52% dos gatos brasileiros são animais Sem Raça Definida (SRD).
Além disso, de acordo com dados de 2024 da DogHero, plataforma de serviços da Petlove com mais de 2,5 milhões de pets cadastrados, 40% dos cães e gatos registrados são vira-latas.
A PL que reconhece o vira-lata caramelo como manifestação cultural imaterial do Brasil está aguardando aprovação na Câmara dos Deputados. Segundo a Agência Câmara, o texto continua em análise.
"Queremos celebrar o orgulho que temos do caramelo, do fiapo de manga, do sialata, do malhadinho e de todos os outros. Por isso, neste dia especial, vamos dar um empurrãozinho para que os SRDs, que são tão presentes na cultura brasileira, se tornem efetivamente um símbolo do nosso país", ressaltou André Romeiro, diretor de Marca da Petlove.
Se aprovado o reconhecimento, o vira-lata caramelo fará parte da lista de patrimônios culturais imateriais do Brasil, como a roda de capoeira, o queijo minas artesanal, o Círio de Nazaré, o Bumba Meu Boi, entre outros.
A petição que pede celeridade no processo que está na Câmara pode ser acessada no seguinte link: https://www.peticao.online/ajude_o_vira-lata_caramelo_a_se_tornar_patrimonio_cultural_imaterial_brasileiro#form