Logo Folha de Pernambuco

Pets e a Copa do Mundo: saiba como proteger seus animais dos barulhos de fogos de artifício

Cachorro e tutora em frente à televisão - Andres Ayrton / Pexels

Por mais que a maioria das pessoas tenha noção de que fogos de artifício assustam pets, ainda é comum uma comemoração com uso de artigos de pirotecnia que fazem barulho de explosão. Com a chegada da Copa do Mundo, a partir deste domingo (20), é preciso se preparar para algumas celebrações de gols e vitórias em jogos que podem assustar o seu animalzinho. Aqui, o Folha Pet selecionou algumas estratégias para acalmar pets com o barulho de fogos: 

Companhia: 
Animais possuem uma capacidade de ouvir muito mais potente do que a dos seres humanos. Se ele ficar sozinho, pode achar que está em perigo quando começar o som e tentar fugir da casa ou apartamento. Por muitas vezes, a tentativa de fuga pode ferir o animal, que arranha paredes e portas, podendo arrancar as próprias unhas no processo.

A companhia também pode ajudar em casos de pets com epilepsia ou convulsões, por exemplo. O barulho pode servir de gatilho para uma crise, e com o tutor por perto, o cuidado é imediato.

Ambiente seguro: 
Se a luz dos fogos chega a sua casa, é interessante fechar janelas para que o animal não se assuste também com a iluminação. Em um local confortável, com brinquedos, cobertores e petiscos, ele pode compreender com mais facilidade que o barulho não apresenta grande perigo. 

Disfarce: 
Já sabe que vão soltar fogos? Para abafar o som, você pode colocar a TV ou o rádio no volume mais alto; ligar o ventilador ou outro aparelho que faça algum ruído que disfarce o estrondo dos rojões.

Sem coleira: 
Em função do medo provocado pelo barulho dos fogos, uma reação instintiva do animal é sair correndo, em desespero. Se ele estiver com a coleira, pode não conseguir se soltar e acabar se enforcando.

Abafar: 
Coloque chumaços de algodão grandes nas orelhas do animal. Isso pode ajudá-lo a ouvir menos o som dos fogos.

Veja também

Newsletter