Policial civil é condenado por criar 47 Pitbulls para rinha de cães em Minas Gerais
Animais recebiam carne em estado de decomposição, viviam com falta de água e más condições de higien
Nesta quinta-feira (24), um homem foi condenado por manter 47 cães da raça Pitbull em situação de maus-tratos. Os animais eram criados na cidade de Sabará, em Minas Gerais, para brigar em rinhas de cães. Os animais foram encontrados em 2019, em situação de estresse, presos em correntes, com escassez de alimentos e água. Testemunhas relataram que os animais recebiam carne imprópria para consumo, já em estado de decomposição.
De acordo com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), os animais estavam muito magros, com perda de massa muscular e de gordura.
"Tinham feridas pelo corpo e estavam extremamente agitados, estressados e agressivos uns com os outros. Além disso, cinco cães testaram positivo para a leishmaniose", informou o órgão.
Leia Também
• Casal é condenado por manter canil com mais de 100 cães Lulu da Pomerânia em situação de maus-tratos
• Paulista realiza 3° etapa da campanha de vacinação antirrábica
O condenado, que é policial civil, recebeu pena de 11 anos e 9 meses de detenção e 517 dias-multa por ele ter praticado atos de abuso e maus-tratos contra os cães. Seu regime foi fixado como semiaberto e ele pode recorrer em liberdade.
Além disso, também foi determinada a perda dos animais resgatados e a proibição de guarda de qualquer animal pelo prazo de dois anos.
Todos os cães apreendidos passaram por recuperação em clínicas parceiras, por processo de ressocialização e quase todos já foram adotados.