Por alta da Covid-19, Hospital Veterinário suspende castrações e atende apenas urgência
O Hospital Veterinário do Recife (HVR), localizado no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife, anunciou, nesta segunda-feira (15), a suspensão de castrações eletivas para cães e gatos.
De acordo com a Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (Seda), a medida vale até o próximo dia 31 de março e foi tomada por causa do agravamento da pandemia de Covid-19.
O novo decreto de medidas restritivas do Governo do Estado, no entanto, coloca os serviços veterinários como essenciais, tendo, portanto, autorização de funcionamento no período que durará a quarentena, entre os dias 18 e 28.
Leia também:
Após um mês, investigação de crime contra gatos na Beira-Rio ainda não foi concluída Dia Nacional dos Animais, 14 de março é para celebrar, mas também refletir
O hospital informou que irá realizar apenas procedimentos de urgência e emergência a partir de segunda-feira (22). Os animais que chegarem ao HVR passarão por uma triagem para verificar a necessidade urgente de cirurgias.
Se constatada a emergência do quadro, os pets se submeterão aos procedimentos necessários. Há algumas semanas, porém, a unidade enfrenta escassez de insumos, o que vem prejudicando o atendimento das emergências, sobretudo as ortopédicas.
Todas as consultas eletivas previamente agendadas no site da secretaria ou pela central telefônica para os próximos dias serão canceladas. O retorno dos agendamentos será anunciado pela gestão municipal de acordo com a evolução da situação da pandemia.
"Estamos observando nos últimos dias os números da pandemia crescerem vertiginosamente em Pernambuco e em todo o Brasil e nossa decisão visa a reduzir a quantidade de pessoas circulando no Hospital Veterinário, ajudando a preservar vidas tanto da população quanto de nossos profissionais", afirmou o secretário-executivo de Direitos dos Animais, Beto Rabello.
Com o novo cenário, o horário de atendimento do HVR será das 9h às 17h. O hospital veterinário fica na avenida Professor Estevão F. da Costa, S/N, no bairro do Cordeiro.