Por que animais castrados precisam de alimento específico?
A diferença entre uma ração e outra está, principalmente, no cálculo calórico
Castrar seu pet é um ato de cuidado e amor. O animal castrado possui menos riscos de apresentar doenças graves e pode ter também a expectativa de vida aumentada. Mas, para que o animal castrado viva com equilíbrio após a cirurgia, é necessário manter uma alimentação adequada com ração específica.
Cães e gatos castrados precisam de uma alimentação própria, diferente da ração comum vendida para animais não castrados. A diferença entre uma ração e outra, por mais que pareçam esteticamente iguais, está principalmente no cálculo calórico.
Leia Também
• Gasto mensal com gatos chega a ser 178% menor que com cachorros; saiba quanto custa ter um pet
• Hospital Veterinário do Recife abre agendamento gratuito para castração de cães e gatos na primeira quinzena de abril
• Mais de 40% dos tutores sentem mais saudade de cachorros do que de parentes quando estão no trabalho
Após a castração, os animais geralmente apresentam um comportamento mais calmo. Há um aumento do sono e redução do gasto de energia. Por isso, as rações para cães e gatos castrados são equilibradas de forma a suprir a fome do animal com uma composição menos gordurosa.
Geralmente a ração para cães e gatos castrados contam com uma maior quantidade de proteínas, fibras e vitaminas.
Outra particularidade de animais castrados é o maior risco de formação de cálculos renais. Por isso, também é necessário que o tutor ofereça ao pet mais água e sachês com maior quantidade de líquido.