Por que cachorros cavam a terra? Saiba os motivos desse hábito
Apesar de ser um hábito comum quando estão brincando, cães também cavam em outros locais
Você sabe o porquê do seu cachorro cavar as superfícies? Na areia, na grama, no sofá, no cimento ou até na caminha os cães costumam ter esse hábito por motivos não tão compreensíveis para nós, humanos. Algumas vezes, eles cavam e dão voltas no local antes de deitar para dormir. Em outros casos, eles fazem isso quando estão com muita energia. O comportamento, de um modo geral, pode expressar ansiedade, frio, busca por maior conforto e até demarcação de território.
A explicação mais antiga do comportamento aponta para uma questão de sobrevivência: os cães cavam a terra para esconder ossos, para ter o que comer/roer se precisar em algum outro momento, e coisas que precisam de maior proteção. Fêmeas podem buscar buracos na hora do parto, para que os filhotes fiquem protegidos de perigos alheios, por exemplo.
Leia Também
• Banho em dias frios: saiba como evitar que seja uma experiência traumática para seu cachorro
• Seu cachorro percebe suas emoções e toma decisões a partir delas, comprova pesquisa
• Seu cachorro rola no lixo quando sai na rua? Entenda os motivos
Contudo, não é apenas a areia que cãezinhos costumam explorar. Incluídos cada vez mais na parte interna das casas, os cães também cavam locais antes de deitar, como camas, sofás e tapetes. Nesse caso, o ato tem duas explicações: busca por conforto e calor. Sabe aquele "afofar" de travesseiro que muitas pessoas fazem antes de deitar? O cãozinho está fazendo a mesma coisa, deixando o local mais confortável. É comum ainda que o animal dê alguns giros antes de deitar, procurando a melhor posição. Já com relação ao calor, o hábito pode aquecer tanto o corpo do animal quanto o ambiente em que ele vai deitar. Em estações frias, cães podem cavar a superfície em busca de aquecimento.
Se o animal chegou recentemente no ambiente ou está se sentindo ameaçado de alguma forma, ele pode revolver locais para marcar território. Acontece que a pata do cachorro tem estruturas chamadas coxins (também conhecidas como almofadinhas do cachorro), que liberam um odor específico que ajuda a demarcação. Esse cheiro é reconhecido por outros cães, que identificam o local como específico de um outro pet.
Cães também cavam as superfícies para reduzir as unhas. Para ajudar o animal a controlar essa necessidade, é indicado que o tutor apare as unhas do pet a cada mês ou de acordo com a orientação veterinária.
Outro motivo para o animal apresentar esse comportamento é o desconforto. Nesse caso, o animal vai cavar por muito tempo, mais vezes e em locais incomuns. Por tédio, ansiedade ou estresse, o cãozinho pode estar precisando gastar energia ou até de alguma atenção veterinária. É indicado que o tutor mude a rotina do animal, incluindo mais atividades que gerem gasto de energia. Se o comportamento não mudar, é preciso consultar um médico veterinário para identificar o motivo da ação.