Logo Folha de Pernambuco

Por que gatos dão ‘presentes’ aos seus tutores?

A ação independe da criação do felino e tem mais vínculo com seu instinto selvagem

Gato brincando - Pexels

Brinquedos, insetos, lagartixas e até ratos viram “presentes” caçados e entregues por gatos aos seus tutores. Não tem como se preparar para o momento de cuidado que o animal apresenta ao entregar a caça, a ação independe da criação do felino e tem mais vínculo com seu instinto selvagem.

“Como eles são carnívoros e também caçadores por natureza, os gatos sentem essa necessidade de caçar. Como uma forma de presentear ou até mesmo ‘alimentar’ o tutor, eles costumam trazer esses ‘presentes’, que podem ser uma folha de uma árvore, um inseto, um galho, lagartixa ou qualquer coisa que para eles recompense o tutor ou até que vá servir para a alimentação”, informou a médica veterinária Vivian França Souza.

 


Por mais que o animal não tenha experiência com caça, não tenha sido criado com outros gatos adultos ou passado um período de vulnerabilidade na rua, é possível que ele apresente a atitude de caçar para presentear.

 



Entretanto, não são todos os felinos que agem dessa forma. “Esse comportamento de caçador se perde com a domesticação muitas vezes, porém a grande maioria dos felinos tem esse comportamento”, informou a veterinária.

Para lidar com o comportamento, se ele for muito comum, atividades de enriquecimento ambiental que estimulem os gatos a serem mais ativos podem já acostumar o animal a “caçar” nas brincadeiras. Repreender, gritar ou penalizar a entrega dos ‘presentes’ não é indicado, pois punições não melhoram a educação do animal e podem gerar algum problema de saúde ou socialização no pet. 

Veja também

Newsletter