Logo Folha de Pernambuco

Preparação da ceia e cuidado com pets: ingredientes comuns do Natal são tóxicos para os animais

Uva, cebola, alho e chocolate são alimentos que não podem ser consumidos por cães e gatos 

Comidas natalinas não devem ser oferecidas para animais - Karolina Grabowska / Pexels

É de conhecimento geral que animais não devem consumir alimentos produzidos para humanos. Mas não é apenas a comida preparada que deve ser proibida para os animais, alguns itens "in natura" são extremamente tóxicos para cães e gatos. Astro de muitos pratos do natal, a uva, por exemplo pode causar intoxicação em pets. 

Além da uva, o chocolate, o alho e a cebola são outros ingredientes muito usados nos pratos de Natal e Ano Novo que podem intoxicar os animais. “Precisamos chamar atenção também para os exageros que comprometem o equilíbrio nutricional e causam mal-estar ao animal”, explicou a veterinária Annie Tenório, da Vet4All. 

Como as comidas influenciam diretamente na saúde dos bichos, Annie Tenório conta que alimentos como salpicão, farofa, molhos, chocotone e nozes também não devem ser ingeridos de jeito nenhum pelo animal. “São comidas com alto índice de toxicidade para cães e gatos, podendo gerar gastrite, disbiose intestinal, diarreia, anemia, intoxicação ou até uma pancreatite”, afirmou a profissional. 

Veja também

USINA SÃO JOSÉ S.A - balanço

USINA SÃO JOSÉ S.A - balanço

EDITAIS E BALANÇOS

EDITAIS E BALANÇOS

Newsletter