Proteção e conforto: Como adaptar a casa ou apartamento para um pet?
Além de cuidados de segurança, animais também precisam de itens para as necessidades básicas
Para quem já tem ou quem está planejando ter um pet, algumas adaptações ou equipamentos podem facilitar o cotidiano com o cãozinho ou gatinho em uma casa ou apartamento. Possibilidades de fuga do animal devem ser removidas e itens que possam representar risco à saude do pet devem ser tirados de seu alcançe, como produtos de higiene e limpeza, objetos cortantes ou afiados e plantas que podem ser tóxicas para os animais. Além de cuidados de segurança, animais também precisam de itens para as necessidades básicas, como bebedouro, comedouro, "banheiro" e espaço adequado.
Segurança
Inicialmente, tanto para cães quanto para gatos, as possibilidades de fuga do animal devem ser avaliadas pelo tutor. Encontrando locais de passagem fácil, o próximo passo deve ser fechar o local permanentemente ou usar rede de proteção para que o pet não escape.
Em apartamentos, a altura deve ser encarada com mais atenção. Janelas não protegidas com telas podem possibilitar que uma tentativa de fuga ou até de curiosidade do animal ao olhar para fora termine em acidente. Instalar telas é a forma mais fácil de adaptação para gatos, mas tutores de cachorros que acessam janelas com facilidade também devem tomar o cuidado de colocar a proteção em locais para que o animal não caia do apartamento.
Leia Também
• Abrigos de animais alagam com chuvas desta quarta-feira (25) e precisam de ajuda
• Hora do banho: confira dicas para dar banho em cães e gatos
• Saiba o que é catnip, a erva usada para divertir e relaxar gatos
Em casas, com animais recém-chegados é preciso de um período de adaptação com observação do tutor durante o tempo do pet na área externa. A "vigilância" serve tanto para ver se o animal terá intenção de fugir pelo muro ou grade quanto para que ele se sinta menos solitário e mais seguro ao lado do tutor. Gatos são mais propensos a fugas em áreas externas, pois possuem facilidade para escalar a estrutura que cerca a casa. Para facilitar a observação, o tutor pode colocar coleira no animal.
Se o animal vive na casa há pelo menos alguns meses, e já é acostumado a ficar na área externa do ambiente, não há necessidade de vedar janelas. Mas é interessante que o tutor ponha uma coleira de identificação no animal, para que em caso esporádico de fuga ele seja identificado e devolvido com maior facilidade. Para estes animais, que já andam pelo quintal de casa, uma portinhola de acesso pode auxiliar na locomoção do pet sem que a porta de entrada da casa ou janela precisem ficar abertas o tempo inteiro.
As portinholas também podem ser usadas dentro de casa, em locais que precisam ficar com a porta fechada e acessíveis para os pets ao mesmo tempo. Cães e gatos que frequentam o quarto de seus tutores que usam ar condicionado, por exemplo, podem ter uma portinhola de acesso para entrar e sair do local sem atrapalhar o sono do tutor ou dispersar a temperatura do ambiente.
Necessidades básicas
Com a segurança garantida, chega o momento de garantir o básico para as necessidades do pet: bebedouro, comedouro e local para fezes e urina.
Geralmente, donos de cães optam por levar o animal para passear quando o pet precisa ir no "banheiro", mas também existem no mercado itens que podem ser usados pelo animal dentro de casa. Os tapetes sanitários são mais fáceis de usar na hora de fazer xixi pelo cãozinho, mas alguns imitam até a textura de grama para que o animal também consiga defecar como se estivesse em um passeio. Os animais precisam ser ensinados a usar o item.
Já com gatos, caixa de areia é o mais indicado para suas necessidades. Na quantidade, é indicado o uso de uma caixa de areia a mais que a quantidade total de gatos do ambiente. A caixa deve caber o animal com folga e deve ter uma altura que impaça o gatinho de jogar areia para fora, pois gatos cobrem suas fezes e urinas com a areia. O felino, geralmente, aprende a usar a caixa de areia sozinho ou sem muitos problemas para o tutor.
Itens também necessários para a higiene do pet também envolvem escova removedora de pelos mortos e material para escovação dos dentes. O material para banho é mais indicado para cachorros, pois gatos se banham com mais afinco e frequência sozinhos. O pacote de banho para cães tem: shampoo, condicionador e toalha própria
Maior conforto
Para dar mais conforto ao animal, o tutor também pode comprar casinhas, camas e brinquedos à vontade.