Logo Folha de Pernambuco

Quantos banhos posso dar no meu cachorro por semana? Veja frequência recomendada

Periodicidade varia de acordo com as características físicas, a rotina e o ambiente que o cão vive

Tipo de pelagem do cão influencia na frequência do banho - Freepik

Para garantir a saúde e o bem-estar de um cachorro, é fundamental mantê-los limpos. Como a rotina de higiene dos pets é diferente da dos humanos, é natural que alguns tutores fiquem com dúvidas na hora de definir a periodicidade dos banhos.

A verdade é que não existe uma frequência universal, já que isso vai depender não só das características físicas desse cão, como também da rotina e do ambiente em que ele vive.

Sócio-fundador da Doggi, uma empresa especializada em banho e tosa para cachorros, Thiago Calixto explica que um animal que fica mais tempo em casa naturalmente acumula menos sujeira do que um animal que passe mais tempo no quintal ou tenha mais contato com a rua, por exemplo.

Outro fator que influencia é o tipo de pelagem dos cães. “Para cachorros de pelo curto, o intervalo de banhos pode ser semanal. Já para os de pelo longo, o indicado é que sejam feitos quinzenalmente, no máximo. Se o pelo do seu animal for mais oleoso, ele pode tomar banho uma vez por semana”, explica Calixto.

Cuidado com exageros
Os tutores precisam estar atentos ainda com o excesso de banhos nos pets, para que não ocorra um efeito inverso ao de proteção.

“Tem que tomar cuidado com o excesso, que pode remover a camada de gordura que protege a pele dos animais, deixando-os mais expostos a fungos e alergias. Além disso, a remoção dessa camada, por sua vez, elimina bactérias ligadas ao bom funcionamento do sistema imunológico. Sem ela, os cães ficam mais suscetíveis a doenças”, esclare o especialista.

Escovação do pelo canino deve ser diária
Escovação do pelo canino deve ser diária - Foto: Freepik

Além dos banhos, os pets precisam de outros cuidados com a higiene, como a escovação dos pelos. No caso desta última, a frequência deve ser diária.

"Fazer escovações diárias também é essencial para remover poeira e células mortas da pelagem, o que ajuda reduzir até um possível mau cheiro", conclui.

Veja também

Newsletter