Rastreia pet: Recife lança ferramenta para localizar animais perdidos e criar censo inédito
Nova funcionalidade do Conecta Recife permitirá a identificação de animais domésticos
A Prefeitura do Recife lançou o Rastreia pet, uma nova ferramenta do aplicativo Conecta Recife, voltada para o cadastro e localização de animais perdidos e a criação de um censo inédito de animais, incluindo os que estão em situação de rua. O serviço possibilita aos tutores emitirem uma carteirinha digital de identificação de seus pets e notificarem o desaparecimento deles diretamente na plataforma.
Ainda em fase de testes, a funcionalidade está disponível para os usuários que optaram por receber notificações nas categorias “Direitos dos Animais” e “Novidades em Teste” pelo WhatsApp oficial da Prefeitura. Interessados também podem participar acessando o site ou o próprio Conecta Recife, na aba Destaques.
O Rastreia pet permite que, ao registrar cães e gatos, uma carteirinha digital seja automaticamente gerada. Em caso de perda do animal, o tutor pode informar a situação no aplicativo, fornecendo detalhes como foto, características e localidade. Essas informações são encaminhadas por notificação a todos os cadastrados na ferramenta, que poderão colaborar na busca. Quando o animal é encontrado, o contato com o tutor pode ser feito diretamente pela mensagem recebida no WhatsApp.
“Bate aquele frio na barriga quando perdemos nosso animal de estimação. Com o Rastreia PET vamos cair em campo, cruzando informações que vão ajudar a localizar o cão ou gato perdido e ajudá-lo a voltar para casa e para junto dos seus tutores”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Rafael Figueiredo.
Além disso, a funcionalidade também busca mapear animais em situação de rua. Os usuários podem registrar informações como a localização e uma foto do pet, o que ajudará a Prefeitura a desenvolver políticas públicas mais direcionadas, como campanhas de castração e vacinação.
“A partir dessas informações, conseguiremos enxergar no dashboard, ou seja, no painel interativo, todas as informações sobre os animais em situação de rua, domiciliados e perdidos, e atuar da melhor forma a depender da necessidade”, explica o secretário.
A iniciativa promete ampliar o alcance de ações voltadas ao bem-estar animal e fortalecer a rede de apoio entre a população e o poder público no Recife.