Rato pet: saiba quais são os principais cuidados com esse animalzinho
Ao contrário do que prega o pensamento comum, ratos são animais que prezam pela higiene
Apesar de não ser o principal pet em que se pensa na hora da procura por animais de estimação, os pequenos e fofinhos ratos domésticos ganham cada vez mais espaços em lares. Ratinhos domésticos são algumas espécies de roedores que se adequam ao ambiente de convivência humana. É importante salientar que roedores que vivem nas ruas não são de estimação.
Espécies como hamster, chinchila, porquinho-da-índia, Twister e Gerbil são facilmente adaptáveis a ambientes domésticos e apresentam comportamento amável com humanos.
Para cuidar desse bichinho é preciso atenção à higiene dele, pois os ratos são animais muito limpos. A história de que ratos são sujos é um mito, pois eles passam a maior parte do tempo se limpando e ficam estressados em ambientes com muita sujeira. O ideal é que o tutor de rato deixe sempre a gaiola do animal o mais limpa possível, com verificação do estado uma vez ao dia ou quando vislumbrar a necessidade.
Leia Também
• Aplicativo oferece estada para pets de tutores que vão viajar no feriado
• Pensando em ter cão e gato no mesmo teto? Adaptação pode ser mais fácil do que você imagina
• Pets e a Copa do Mundo: saiba como proteger seus animais dos barulhos de fogos de artifício
Os ratos são pets mais independentes, principalmente em comparação com cachorros. Por mais que os roedores sejam amorosos e gostem de brincar, eles cuidam das próprias necessidades sozinhos e, por serem pequenos, a manutenção do local que eles ocupam é fácil de fazer.
Como são cheios de energia, os ratinhos precisam de gaiolas grandes, com espaços para que eles brinquem. A melhor opção é uma gaiola que também tenha vários andares, para que eles possam subir e descer. Lugares escuros, como pequenos ninhos, também são atrativos para os pequenos roedores, que buscam esses locais para descansar.
Por mais que a gaiola seja espaçosa, o tutor pode tirar o ratinho para brincar e ter sua companhia quando quiser. Nesse caso, o principal é ter atenção à segurança do animal. Cuidado com os cabos elétricos, porque eles podem roê-los. Da mesma forma, certifique-se de que não haja buracos ou espaços atrás da mobília onde eles possam se esconder, fugir ou ficar presos.
Ratos adoram brincar
Assim como a maioria dos animais, ratos adoram companhia e são acostumados a viver em grupo. Por isso, é aconselhável ter mais de um. O animal pode apresentar falta de apetite, estresse e adoecer por conta da solidão.
Por falar em apetite, a dieta dos ratinhos é bem variada. Eles podem consumir qualquer alimento, mas a melhor forma de garantir sua nutrição adequada é comprando produtos específicos, vendidos em casas de ração. Frutas, vegetais, grãos e produtos frescos são ótimas opções para oferta diária, além da ração.
Assim como qualquer outro animal, a regularidade nas idas ao veterinário vai garantir que o roedor tenha uma vida saudável ao lado do seu tutor.