Seu gato sofre com bolas de pelo em excesso? Saiba como evitar
Gatos são animais com hábitos de limpeza excelentes. Por mais que o termo "banho de gato" tenha como um de seus significados um banho mal tomado, o banho dos felinos, com lambidas no corpo, é extremamente eficiente. Contudo cada lambida que o felino dá no corpo acaba gerando a ingestão de alguns pelos, que podem virar bolas. Para evitar o excesso de bolas de pelo, alguns cuidados com a higiene e nutrição do animal podem ajudar.
Os bichanos passam de 25 a 30% do seu tempo realizando a limpeza do corpo com lambidas, de acordo com a pesquisadora Tânia Zóia Miltenburg, da Universidade Estadual de Maringá, no Paraná. Por isso, não é incomum que gatos sejam vistos dando lambidas no corpo várias vezes ao dia. Associada a essa frequência de limpeza, a estrutura farpada na língua dos gatos possibilita a ingestão dos filamentos.
"Como não são digeridos, os pelos se acumulam e há a formação das bolas. Os gatos costumam expelir essas formações por meio das fezes ou vômito", explicou o veterinário Flavio Silva, da PremieRpet.
Leia Também
• Cadela Pandora é encontrada após passar 45 dias desaparecida no Aeroporto de Guarulhos
• Hospital Veterinário do Recife abre 560 castrações de cães e gatos para esta 2ª quinzena de fevereiro
O método de limpeza dos gatos é natural da espécie, mas, em caso de excesso de bolas de pelo, o animal precisa de maior atenção. "A presença desses emaranhados pode causar falta de apetite, constipação e, em casos mais graves, uma obstrução intestinal", infomou o veterinário.
Como tutor, você pode auxiliar seu gato para que ele tenha menos bolas de pelo. Confira como:
- Oferecer alimentos com mais fibras: Invista em alimentos de boa qualidade. Alimentos super premium para gatos de pelos longos e/ou castrados geralmente possuem essas características e são os mais indicados nesses casos
- Ajudar na remoção de pelos: Com uma escova própria para remoção de pelos de pets, que pode ser encontrada facilmente em lojas de produtos para animais, escove o animal uma vez ao dia ou, no máximo, a cada três dias.
- Estimular brincadeiras: Quando o animal está sedentário, ele aumenta o ritual de limpeza. A atitude pode ser considerada um sinal de estresse.
Se seu gato não está se limpando corretamente, é provável que ele esteja passando por algum problema de saúde. Se o felino estiver se limpando com muito mais frequência, é provável que ele esteja vivenciando estresse animal. O acompanhamento de um veterinário é essencial para identificar e tratar os possíveis problemas.