Seu gato sofre com bolas de pelo em excesso? Saiba como evitar

Gato - Shutterstock/Divulgação PremieRpet

Gatos são animais com hábitos de limpeza excelentes. Por mais que o termo "banho de gato" tenha como um de seus significados um banho mal tomado, o banho dos felinos, com lambidas no corpo, é extremamente eficiente. Contudo cada lambida que o felino dá no corpo acaba gerando a ingestão de alguns pelos, que podem virar bolas. Para evitar o excesso de bolas de pelo, alguns cuidados com a higiene e nutrição do animal podem ajudar. 

Os bichanos passam de 25 a 30% do seu tempo realizando a limpeza do corpo com lambidas, de acordo com a pesquisadora Tânia Zóia Miltenburg, da Universidade Estadual de Maringá, no Paraná. Por isso, não é incomum que gatos sejam vistos dando lambidas no corpo várias vezes ao dia. Associada a essa frequência de limpeza, a estrutura farpada na língua dos gatos possibilita a ingestão dos filamentos. 

"Como não são digeridos, os pelos se acumulam e há a formação das bolas. Os gatos costumam expelir essas formações por meio das fezes ou vômito", explicou o veterinário Flavio Silva, da PremieRpet. 

O método de limpeza dos gatos é natural da espécie, mas, em caso de excesso de bolas de pelo, o animal precisa de maior atenção. "A presença desses emaranhados pode causar falta de apetite, constipação e, em casos mais graves, uma obstrução intestinal", infomou o veterinário. 

Como tutor, você pode auxiliar seu gato para que ele tenha menos bolas de pelo. Confira como: 

- Oferecer alimentos com mais fibras: Invista em alimentos de boa qualidade. Alimentos super premium para gatos de pelos longos e/ou castrados geralmente possuem essas características e são os mais indicados nesses casos

- Ajudar na remoção de pelos: Com uma escova própria para remoção de pelos de pets, que pode ser encontrada facilmente em lojas de produtos para animais, escove o animal uma vez ao dia ou, no máximo, a cada três dias. 

- Estimular brincadeiras: Quando o animal está sedentário, ele aumenta o ritual de limpeza. A atitude pode ser considerada um sinal de estresse. 

Se seu gato não está se limpando corretamente, é provável que ele esteja passando por algum problema de saúde. Se o felino estiver se limpando com muito mais frequência, é provável que ele esteja vivenciando estresse animal. O acompanhamento de um veterinário é essencial para identificar e tratar os possíveis problemas.  

Veja também

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Quem é Cherry Seaborn, mulher de Ed Sheeran que teve diagnóstico de câncer
Rock in Rio 2024:

Quem é Cherry Seaborn, mulher de Ed Sheeran que teve diagnóstico de câncer

Newsletter