Tremores em cães podem ser sintomas de doença; saiba como identificar
O tutor do animal precisa ficar atento às situações que cercam o animal no momento do tremor
Apesar de comumente associada ao frio, à excitação ou ao medo, a tremedeira em cachorros pode também ser sintoma de doença. Intoxicação alimentar, problemas emocionais e até dores podem vir acompanhados de tremedeiras. O tutor precisa ficar atento a outros sintomas aparentes ou ao motivo comum que pode estar vinculado ao ato de tremer.
Leia Também
• "Olho de cachorro pidão" realmente existe: cães usam expressões para se comunicar com humanos
• Funcionário terceirizado da Compesa é flagrado jogando álcool em cachorro em Jaboatão dos Guararapes
• Gasto mensal com gatos chega a ser 178% menor que com cachorros; saiba quanto custa ter um pet
De acordo com a médica veterinária Larissa Mitie, do Centro Veterinário Vet Quality, em situações em que um cachorro treme, é necessário atenção. Se o tremor do animal for frequente, o tutor precisa avaliar se ele é apresentado junto a uma situação comum, como a chegada de uma pessoa querida, algum barulho específico ou a uma queda da temperatura ambiente, por exemplo.
Confira algumas situações em que o animal pode apresentar tremedeira:
Situações comuns
Animação
É comum que, em momentos de animação, por exemplo, o animal apresente tremedeira constante, porém leve e em um período curto de tempo.
Frio
Se a temperatura ambiente cai, o animal vai sentir com tanta intensidade quanto os humanos. O ideal é aquecer o cachorro para que ele suporte o momento de frio e pare de apresentar a tremedeira.
Medo
O medo costuma se apresentar em forma de tremedeira principalmente em filhotes. Um som alto, uma pessoa estranha e até um ambiente que não faz parte do habitual pode causar medo e tremedeira no cãozinho.
Situações incomuns (doenças)
Intoxicação alimentar
Se, além de tremer o animal apresenta sintomas como vômitos, apatia ou perda de consciência, são grandes as chances de intoxicação alimentar. Produtos de limpeza, sacolas plásticas e comida vencida podem causar a intoxicação. A orientação é levar o animal para o veterinário o mais rapidamente possível.
Dores
Outra causa de tremedeira nos cães são dores. Quando o animal sofre algum trauma ou está doente, a tremedeira pode aparecer como um sintoma de dor. Nessa condição, a tremedeira pode estar associada a choros ou dificuldade de se locomover. Nesse caso, é imprescindível que você busque ajuda de um médico veterinário.
Problemas emocionais
Cachorros podem apresentar ansiedade, que resulta em situações de tremores. Além da tremedeira, o animal também fica menos ativo e apático.