Logo Folha de Pernambuco

A força de Raul Henry no novo governo João Campos

Secretário de Relações Institucionais vai coordenar também ações de integração metropolitana

Da esquerda para a direita, o vice prefeito do Recife, Victor Marques, o prefeito João Campos e o secretário Raul Henry - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Responsável pela pasta,recém-criada para trabalhar projetos de interesse da cidade junto a outros poderes e instituições, o secretário de Relações Institucionais do Recife e presidente estadual do MDB, Raul Henry, terá a integração metropolitana entre as pautas desafiadoras e estratégicas.

Na primeira reunião do secretariado nesta gestão, na última sexta-feira (10), o prefeito do Recife, João Campos (PSB), anunciou que Henry vai coordenar ações que envolverão outras três secretarias - Infraestrutura, Articulação Política e Desenvolvimento Urbano.

 

 

 

 

Em entrevista, João Campos destacou a transversalidade das quatro pastas e a necessidade de organizar as iniciativas para que não seja penalizada a população moradora de áreas limítrofes, como em Jardim Monte Verde, por exemplo, bairro entre o Recife e Jaboatão dos Guararapes.

"Às vezes (existe uma demanda) e nenhuma cidade faz. Quem sofre com isso é o povo, e a gente não pode deixar o povo sofrer. Tem que ter clareza, divisão de tarefas, de atribuição. Nós teremos uma coordenação para isso", afirmou João Campos.

O prefeito citou problemas comuns entre municípios limítrofes, como iluminação pública, limpeza, coleta de lixo. Lembrou também a necessidade de planejar conjuntamente a oferta de serviços de saúde e educação, seguindo as diretrizes dos planos diretores das cidades vizinhas, 

Sintonia
Se em algum momento, Raul Henry pensou em distanciar-se do poder público e investir na iniciativa privada, este parece um sonho cada vez mais distante. Sua pasta ganha novas atribuições e a relação com João Campos está cada vez mais estreita. O secretário compôs a mesa principal do encontro da sexta-feira (10), no Compaz Leda Alves, no Pina, bairro da Zona Sul da cidade, e teve assento ao lado do prefeito.

"Essas atribuições também estão no escopo da secretaria. Conheço de articulação metropolitana porque essa sempre foi uma preocupação no governo de Jarbas Vasconcelos (1999-2006). Ações integradas, especialmente em áreas limítrofes, eram prioridade. Mantivemos diálogo permanente com os prefeitos da região", relata Henry, jarbista histórico e ex-secretário de Planejamento do Estado à época. 

Henry vai trabalhar afinado com os secretários Gustavo Monteiro (Articulação Política), Felipe Matos (Desenvolvimento Urbano) e com o vice-prefeito Victor Marques, titular de Infraestrutura. Para esta secretaria um executivo vai reforçar a pauta. O ex-vereador de Olinda Vinicius Castello (PT) ainda não assumiu a pasta, mas extraoficialmente já está trabalhando. "Vinicius vai ajudar a cuidar de uma área estratégica, que é essa integração metropolitana", pontuou João Campos

Experiência
A escolha de Raul Henry para o primeiro escalão do Governo, depois de ajudar a montar a chapa de vereadores do MDB no Recife e eleger três, sinalizou a disposição do prefeito em ter na equipe nomes experientes, que tenham bom trânsito não apenas no Recife, mas no Estado e sejam conhecidos nacionalmente. Seu último mandato legislativo foi como deputado federal (2019-2023).

No dia da posse do secretariado, no primeiro dia útil do ano, Henry discursou em nome de todos os empossados  na manhã da quinta-feira (2), no estacionamento do prédio-sede da prefeitura, no Cais do Apolo. Na ocasião, declarou ser 'esperança' a palavra que melhor sintetiza o prefeito João Campos.

"Esperança no futuro do Recife, no futuro de Pernambuco e do Brasil", disse, em um pronunciamento emocionante, no qual relatou o caminho percorrido ao lado de João Campos, menos de um mês após a morte do ex-governador Eduardo Campos, em agosto de 2014, quatro anos antes de ele ser eleito o deputado federal mais votado em Pernambuco. "Pedi autorização a Renata (Campos, mãe do prefeito) e percorrermos juntos quase todo o Estado, em um dos momentos mais difíceis de sua vida", relembrou.

Projeto
Henry está na lista de nomes que ajudarão o peessebista a pavimentar uma possível candidatura ao Governo de Pernambuco em 2026. O pronunciamento só reforçou o projeto. Ex-vice-governador de Pernambuco (2015-2019),  na gestão Paulo Câmara, o agora secretário disse ter um motivo para aceitar o convite e voltar ao Executivo.

"O que nos faz estar aqui hoje, João, é uma única motivação: a confiança na sua liderança e no projeto que você representa. Você foi capaz de estar à altura de todos os desafios que a vida colocou na sua frente", atestou o secretário de Relações Institucionais.

 

Veja também

Duas ativistas ambientalistas são acusadas de vandalizar túmulo de Darwin em Londres
INGLATERRA

Duas ativistas ambientalistas são acusadas de vandalizar túmulo de Darwin em Londres

Haiti tem mais de um milhão de deslocados, três vezes mais do que um ano atrás, diz ONU
Haiti

Haiti tem mais de um milhão de deslocados, três vezes mais do que um ano atrás, diz ONU

Newsletter