Logo Folha de Pernambuco

A força de Zé Queiroz em Caruaru 

Pesquisa da Folha de Pernambuco em parceria com o IPESPE aponta candidato com 34% da intenção de voto

Ex-prefeito de Caruaru José Queiroz (PDT) - Foto: Tiago Calazans / Divulgação

Quatro vezes prefeito de Caruaru, no Agreste, e afastado do Executivo municipal desde 2016, quando encerrou seu mandato, o ex-prefeito da Capital do Forró José Queiroz de Lima (PDT) equilibra a disputa pela prefeitura da cidade.

Isso é o que revela a primeira pesquisa de intenção de voto divulgada pela Folha de Pernambuco em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE).

Mesmo há oito anos longe do Executivo, o candidato aparece com 34% da preferência do eleitorado, apenas um ponto a menos que o atual gestor, Rodrigo Pinheiro (PSDB). Pinheiro foi eleito vice-prefeito em 2016, na chapa encabeçada por Raquel Lyra,

A então prefeita acabou reeleita em 2020 e saiu do cargo no início de 2022, para disputar o Governo de Pernambuco. Pinheiro se tornou o prefeito e conta com o apoio da governadora. 

 Zé Queiroz, também quatro vezes deputado estadual, tem a favor dele a memória dos entrevistados: só 12% afirmaram não conhecê-lo o suficiente. Já o índice de desconhecimento do eleitor sobre Pinheiro é quase o dobro (21%).

Outra coisa que chama a atenção nos dados do IPESPE é a resposta dos entrevistados na hora da escolha: 29% disseram ter a certeza de votar no ex-prefeito. Pinheiro registra só um ponto a mais (30%).

O percentual de entrevistados que admitem votar em um ou outro é o mesmo (27%). Também é igual para ambos o índice de rejeição: 41% não votariam de jeito nenhum nem em Queiroz, nem em Pinheiro. 

Em um possível segundo turno na cidade, a disputa, segundo o IPESPE, continuará acirrada. Rodrigo Pinheiro surge com 43% da intenção de voto e Zé Queiroz, com 42%. Os entrevistados que não votariam em nenhum, em branco ou nulo chegam a 11%. E é de 4% o índice dos que não saberiam em quem votar.

O desafio do segundo turno
Na contramão do que mostram as pesquisas e do que sinalizam as ruas, o candidato a prefeito pela coligação "Recife levado a sério", Daniel Coelho (PSD), reconhece ter um grande desafio. Afirma ser natural o quadro mudar rapidamente com os debates e sabatinas. "Tenho convicção de que teremos segundo turno e eu vou estar nesse segundo turno. A gente não tem dúvida de que vai crescer. A intenção de votos que muitas pesquisas demonstram está muito mais lastreada por uma publicidade bem feita do que por atos concretos", declarou o candidato a prefeito do Recife em entrevista à Rádio Folha FM 96,7.


O alvo da eleição
"Essa eleição não é sobre Daniel nem sobre João. Ela é sobre 150 mil pessoas que não têm o que comer. Sobre 2 mil pessoas que estão morando nas ruas. Estão transformando isso em um debate de poder para 2026. Essa eleição tem de ser sobre as pessoas, sobre a população", enfatizou Daniel Coelho

Veja também

Bombardeio israelense em Beirute teve como alvo alto cargo do Hezbollah, diz fonte de segurança
Beirute

Bombardeio israelense em Beirute teve como alvo alto cargo do Hezbollah, diz fonte de segurança

Líbano relata 8 mortos em bombardeios israelenses no leste
Bombardeio

Líbano relata 8 mortos em bombardeios israelenses no leste

Newsletter