Logo Folha de Pernambuco

A palavra vale ouro na eleição para a mesa diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco

Presidente Álvaro Porto acredita no compromisso dos pares de reeleger o primeiro-secretário

Mesmo com restrições médicas, Álvaro Porto não suspendeu os trabalhos legislativos, muito menos as conversas com os pares - Foto: Lucas Patrício // Divulgação

Pouco mais de 15 dias depois de ter retomado os trabalhos na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o presidente da Casa, deputado Álvaro Porto (PSDB), tirou o primeiro-secretário, Gustavo Gouveia (Solidariedade), da mira exclusiva dos ataques.

Após cirurgia na coluna, da qual ainda se recupera, e antes de o plenário virtual do Supremo Tribunal Federal sacramentar a anulação da eleição antecipada para a mesa diretora, recomendou aos parlamentares que o procuraram a manutenção da chapa para 2025-2026.

E aposta no que foi apalavrado. “A gente tem que acreditar. Para mim, uma das coisas que valem muito é a palavra. Muita gente se comprometeu com Gustavo”, informa, consciente de ter influenciado a decisão dos pares. PT, PSDB, Republicanos, Solidariedade e parte do PSB garantiram voto ao primeiro-secretário.

Há consenso em torno do nome de Álvaro Porto. “O presidente tem compromisso com a verdade. Ele não tergiversa. É um ser extremamente previsível, e, em um mundo de imprevisibilidades, é cada vez mais raro”, reconhece o superintendente parlamentar Álvaro Mendonça.

O que o presidente da Casa não conseguiu evitar foi um candidato contra Gouveia. O deputado Francismar Pontes (PSB) está no páreo. Tem o apoio do PP e de parte do PSB. “Essa candidatura surgiu há dez dias. O que vinha se cogitando era a do deputado Kaio Maniçoba. Mas Kaio lançou Francismar e viajou”, observa.

Álvaro Porto sabe que Francismar é querido e respeitado por todos. Alega que Gouveia também. “Mas estamos falando sobre administração. Da presidência à primeira secretaria, a Casa vem funcionando. Ninguém pode negar”, argumenta.  A eleição será dia 2.

Reparação histórica
No ano em que o golpe militar completa seis décadas, a Faculdade de Direito do Recife homenageia ex-alunos que lutaram contra a ditadura, foram sequestrados, presos, torturados ou condenados. Na lista, nomes como Antônio Lavareda, Francisco de Assis Filho, José Nivaldo, Marcelo Santa Cruz e Roberto Franca. Hoje, às 19h, no Salão Nobre da FDR, Centro da capital.

Cirandeira
Maria Madalena Correa do Nascimento, Lia de Itamaracá, 80 anos será a secretária de Turismo e Cultura do município, no Litoral Norte do Estado. O anúncio foi feito pelo prefeito eleito, Paulo Galvão (PSDB), ontem, Dia Nacional da Consciência Negra.

Calçado
O mais novo prefeito eleito em Pernambuco é José Elias Filho (PP). Ele tem 23 anos e vai administrar o município de Calçado, no Agreste. Será o quinto mandato do mesmo grupo político. A gestão é de continuidade, mas ele promete que será inovadora.

Políticas públicas
As estratégias para o desenvolvimento da Zona da Mata do Estado estarão em discussão na audiência pública da Comissão de Agricultura da Alepe, presidida pelo deputado Doriel Barros (PT). Hoje, a partir das 9h, no Sindicato Rural de Rio Formoso.

Veja também

Em autobiografia, Merkel descreve Trump como alguém 'fascinado' por autocratas
EUA

Em autobiografia, Merkel descreve Trump como alguém 'fascinado' por autocratas

Barroso: Judiciário no Brasil tem papel diferente do que no resto do mundo
SUPREMO

Barroso: Judiciário no Brasil tem papel diferente do que no resto do mundo

Newsletter