Logo Folha de Pernambuco

A peregrinação dos escolhidos nas urnas começa bem antes da posse

No Estado ou em Brasília, prefeitos e prefeitas a partir de 2025 buscam caminhos para obter recursos

Palácio do Planalto - Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A eleição foi em outubro. A diplomação está marcada para dezembro. A posse será em janeiro do próximo ano. Mas prefeitos e prefeitas, especialmente quem vai enfrentar um primeiro mandato, decidiram não esperar o trâmite oficial.

Já começaram a dar os primeiros passos para entender como se constrói a relação entre os municípios, o Legislativo e o Executivo, em nível estadual ou federal.

Nessa lista estão nomes como Carlos Santana, de Ipojuca; Diego Cabral, de Camaragibe; Fabinho Lisandro, de Salgueiro; Flávio Marques, de Tabira; Marcos Xukuru, de Pesqueira; Mirella Almeida, de Olinda; e Polyanna Abreu, de Sertânia.

Transitam por gabinetes na Assembleia Legislativa, nos ministérios, nos palácios. Levam sonhos em ritmo de conversas e constatam o que de alguma maneira já sabiam: para consolidá-los devem ganhar forma de projetos.

Ex-prefeito quatro vezes, Carlos Santana conhece os caminhos. Mas não hesitou em antecipar o trajeto. Quer fortalecer infraestrutura, turismo, economia.

Os futuros governantes encontraram os senadores Fernando Dueire, Humberto Costa e Teresa Leitão e os ministros da Pesca e Aquicultura, André de Paula, e de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. "Todo ministro de Pernambuco termina sendo um pouco embaixador dos interesses dos municípios pernambucanos",  considerou André de Paula.

Por enquanto circulando apenas no Estado, Pollyanna Abreu já fechou parceria com a Assembleia e, em 2025, vai levar para o Sertão o Alepe Cuida, programa itinerante que oferece serviços básicos de saúde.

Também no Estado, Mirella Almeida abraçou o mais pernambucano dos ritmos. Participou ontem da coletiva do Homem da Meia Noite e esteve com a governadora Raquel Lyra. Carnaval e ciclo cultural em pauta.

Jornada no Recife
Desde o início da semana, a governadora Raquel Lyra intensificou agenda na capital. Ontem bateu o recorde. Começou às 7h, anunciando que o santuário do Morro da Conceição estará pronto dia 27, antes do início da festa. Terminou por volta das 21h, com contratos para moradias. Hoje, entre outras programações, vai testar a popularidade no REC'n'Play, no Bairro do Recife, a partir das 16h.

Cerimônia
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, tem hoje compromissos  no Recife. A agenda inclui a assinatura do documento de adesão do Governo de Pernambuco ao Plano Juventude Negra Viva. Às 12h, no Palácio do Campo das Princesas.

Mexidas na LOA
Os deputados estaduais apresentaram mais de 500 emendas à Lei Orçamentária Anual. Pelo menos 30 delas mexem diretamente no orçamento, retirando recursos de algumas secretarias e destinando a outras. A LOA prevê um montante de R$ 56,6 bilhões de investimentos em 2025 e deve ser votada até 4 de dezembro.

Veja também

Cabos de telefonia pegam fogo e se rompem na Zona Norte do Recife; trânsito fica complicado
RECIFE

Cabos de telefonia pegam fogo e se rompem na Zona Norte do Recife; trânsito fica complicado

Governo dos Estados Unidos pede separação entre Google e Chrome
TECNOLOGIA

Governo dos Estados Unidos pede separação entre Google e Chrome

Newsletter