Acordo com Republicanos deixa o deputado Álvaro Porto ainda mais perto do prefeito João Campos

Dez nomes ligados ao presidente da Alepe vão se filiar ao partido, primeiro a oficializar apoio ao gestor

Deputado Álvaro Porto, prefeita Sandra Paes, ministro Silvio Costa Filho e o presidente estadual do Republicanos, Samuel Andrade - Foto: Reprodução do Instagram

Na queda de braço com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), o presidente da Assembleia Legislativa, Álvaro Porto, reforça suas estratégias. Em Brasília,  o deputado selou acordo com o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e com o presidente estadual do Republicanos, Samuel Andrade.

Levará para a legenda duas candidaturas à reeleição - a da mulher e prefeita de Canhotinho, Sandra Paes, e a de Genivaldo Timóteo, o Pité, que assumiu a Prefeitura de Quipapá, quando Álvaro Porto Filho renunciou ao mandato, em dezembro. Oito pré-candidatos também vão. As informações foram divulgadas com exclusividade pelo Blog Cenário.

Não à toa, o presidente da Assembleia escolheu o Republicanos para abrigar seu grupo político. A sigla foi a primeira a oficializar apoio à reeleição do prefeito do Recife, João Campos (PSB), adversário da governadora e que já se prepara para novo embate em 2026.

Correligionário de Raquel Lyra, Porto está insatisfeito no PSDB. A gota d'água acabou sendo a escolha, em novembro, do empresário Fred Loyo para presidir o partido. O deputado havia se colocado à disposição quando soube que a gestora não queria continuar a dirigir o ninho tucano. Teve a iniciativa descartada.

Em entrevista à Rádio Folha, em dezembro, o presidente da Alepe afirmou que ninguém do seu grupo teria o aval para filiar-se ao PSDB. E prometeu procurar uma legenda para abrigar todos. A escolha do Republicanos deixa o deputado cada vez mais próximo a João Campos.

Ainda em dezembro Álvaro Porto recorreu ao prefeito para ajudar a resolver o impasse gerado com a proposta de distribuição do ICMS entre os municípios, apresentada pelo Executivo estadual. O gestor abriu mão de R$ 7,5 milhões do imposto arrecadado na capital para contemplar 23 cidades que perderiam recursos com a aprovação da medida.

Os dez nomes levados pelas mãos de Álvaro Porto se filiam  - ainda segundo o Blog Cenário - no próximo dia 10.

Espaço para o Progressistas já garantido
Nos bastidores, governistas avisam que o Progressistas já tem vaga no primeiro escalão. Não será o que o partido deseja nem oque merece, admitem. Mas acreditam pacificar os ânimos nos próximos dias. O PP ameaçou deixar a base de Raquel Lyra e integrar a do prefeito João Campos  A opção de entregar a pasta de Turismo e Lazer está descartada  Será outra secretaria.

MULHERES > A ministra Cida Gonçalves encontra hoje a secretária da pasta no Recife, Glauce Medeiros, visita a Comunidade do Papelão e se reúne com o PT. Amanhã assina acordo com a governadora Raquel Lyra para construção das Casas da Mulher Brasileira em Pernambuco. No sábado vai a Caruaru.

AGENDA > O prefeito João Campos está em Brasília. Participa da posse de Flávio Dino como ministro do Supremo Tribunal Federal, às 16h. Antes, terá reuniões em dois ministérios. Um deles é o das Cidades. Vai discutir o Minha Casa Minha Vida.

LISTÃO > A Executiva do PT Recife abre, de segunda até 15 de março, inscrições para pré-candidaturas à Câmara e à vice-prefeitura. Com isso, descarta encabeçar chapa e reforça apoio a João Campos. Haverá reuniões nos dias 16 de março e 4 de abril.

 

Veja também

Mulheres já infectadas podem se beneficiar da vacina contra HPV
VACINAÇÃO

Mulheres já infectadas podem se beneficiar da vacina contra HPV

Grupo de Trabalho faz reunião de planejamento de segurança nas eleições 2024 em Pernambuco
ELEIÇÕES 2024

Grupo de Trabalho faz reunião de planejamento de segurança nas eleições 2024 em Pernambuco

Newsletter