Assembleia Legislativa de Pernambuco não pretende facilitar a vida da governadora

Em comunicado, deputados descartam a autoconvocação para avaliar projetos do Executivo

Governadora Raquel Lyra (PSDB) - Foto: Alexandre Aroeira / Folha de Pernambuco

Nem em recesso a Assembleia Legislativa de Pernambuco dá sossego à governadora Raquel Lyra (PSDB). Ao saber da movimentação do Executivo para convocar os deputados em caráter extraordinário, a presidência da Casa, comandada pelo deputado Álvaro Porto (PSDB), descartou a possibilidade de autoconvocação, o que seria mais confortável para o Governo.

Em ano de eleição, é sempre difícil mobilizar os parlamentares. Além disso, a iniciativa de reunir-se espontaneamente sinalizaria a disposição de discutir os três projetos encaminhados no prazo final para apreciação ainda no semestre passado. 

O Executivo pede autorização para aderir ao Plano de Promoção de Equilíbrio Fiscal (PEF), ampliando limite de empréstimo; contratar novo empréstimo junto ao BNDES; e refinanciar a dívida do Estado, junto ao Bird.

A Assembleia alega a preocupação dos servidores com possíveis prejuízos que a adesão ao PEF trará às categorias. Quer uma "discussão detalhada e sem pressa" e pede esclarecimentos sobre o destino do empréstimo de R$ 3,4 bilhões autorizado em maio do ano passado. 

A governadora disse ontem que a convocação está sendo discutida e ressaltou que Pernambuco tem pressa. "É necessária (a votação) para permitir uma nova janela de oportunidades, investir em agroecologia e ingressar no programa de equilíbrio fiscal.".

O secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, assegurou que não haverá prejuízos aos servidores. Ele continua em articulações e a convocação deve acontecer após o dia 15. 

No comunicado, a Alepe avisa que, se convocada, seguirá os prazos do regimento. Não vai facilitar a vida de ninguém.

Sem direito a reclamar
A governadora Raquel Lyra fez ontem vários gestos ao prefeito de Olinda, professor Lupércio Nascimento (PSD). Assinou a ordem de serviço da quinta e última etapa da obra do Canal do Fragoso (investimento de R$ 118 milhões); entregou o trecho alargado de 2,5 km da Avenida Pan-Nordestina; autorizou licitação para alargar ponte sobre o Rio Beberibe e fazer iluminação pública; e firmou acordo para regularização fundiária nos bairros de Ouro Preto, Rio Doce, Peixinhos e Salgadinho.

Novos comandos
Nove deputados - sete do PP - prestigiaram a posse dos dois novos secretários de Estado ontem à noite: Alexandre Schneider (Educação), ligado ao PSD de Gilberto Kassab, e Paulo Nery (Turismo), indicado pelo deputado Eduardo da Fonte (PP).

Educação
O professor e pesquisador Alexandre Schneider tem hoje a primeira agenda como secretário de Educação. Vai entregar 232 ônibus e 33 vans escolares aos municípios. Este será o quarto repasse da atual gestão que já cedeu 364 veículos.

Opções
A vereadora do Recife Natália de Menudo acredita que o prefeito João Campos vai descartar o PT e indicar para vice a ex-secretária Marília Dantas ou o ex-chefe de gabinete Victor Marques. "Ele escolherá o melhor para a cidade", disse à Rádio Folha FM 96,7.

Veja também

Não foi votar? Saiba como justificar ausência
Eleições 2024

Não foi votar? Saiba como justificar ausência

Ministro da Defesa de Israel alerta ao Irã que pode acabar como Gaza e Beirute
Guerra no oriente médio

Ministro da Defesa de Israel alerta ao Irã que pode acabar como Gaza e Beirute

Newsletter