Logo Folha de Pernambuco

Bloco suprapartidário de olho na primeira secretaria da Assembleia Legislativa de Pernambuco

Composição de 31 deputados defende reeleição de Álvaro Porto e quer vaga de Gustavo Gouveia

Presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Álvaro Porto (PSDB), e o primeiro secretário Gustavo Gouveia (Solidariedade) - Foto: Bruno Laprovítera/Alepe

Um bloco suprapartidário, composto por 31 dos 49 deputados estaduais, formou-se na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Os parlamentares fecharam acordo em defesa da manutenção do deputado Álvaro Porto (PSDB) na presidência da Casa de Joaquim Nabuco.

Alegam a importância do seu papel institucional tanto na autonomia do Legislativo quanto na relação harmoniosa com os outros poderes. O nome de Porto tem apoio da maioria, inclusive dos que estão fora do bloco. 

Mas a ideia principal da composição é posicionar-se contra a renovação do mandato de Gustavo Gouveia (Solidariedade) para a primeira secretaria. Alegam falta de trato e de diálogo com os pares, falta de zeladoria e cuidado com a estrutura da Casa, mas, principalmente, "invasão" de municípios base de outros deputados.

Discutem um nome consensual para substituí-lo e argumentam ser o momento para redimensionar a função e redefinir atribuições do cargo.  Pelo menos quatro parlamentares se dispuseram a concorrer ou tiveram o nome lembrado. Ninguém fala antes de o presidente da Alepe voltar às atividades. 

Esta também é a decisão de Gustavo Gouveia. Ontem à noite ele disse estar respeitando a recuperação de Álvaro Porto. “Vou esperar ele chegar para conversarmos sobre qual será o rito que a mesa diretora vai decidir para a eleição.”  Porto está em São Paulo, onde se submeteu a uma cirurgia de coluna na semana passada. 

No último dia 22, o ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino anulou a eleição antecipada para a mesa diretora da Alepe, que ocorreu em novembro do ano passado para o biênio 2025-2026. A nova escolha será entre 1º de dezembro e 1º de fevereiro do próximo ano.

Disputa acirrada em 2026
O prefeito de Paudalho e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Marcelo Gouveia (Podemos), acredita que a disputa pelo Governo do Estado em 2026 será travada entre a governadora, Raquel Lyra (PSDB), e o prefeito do Recife, João Campos (PSB). “Não vejo outra possibilidade. São duas candidaturas fortes. A eleição será acirrada”, disse, em entrevista à Rádio Folha. 

Pós-ressaca eleitoral
Candidato derrotado à Prefeitura de Paulista, o deputado Junior Matuto (PSB) reassume o Legislativo na segunda. Em pauta, cinco propostas para a cidade e a Região Metropolitana, entre elas o alargamento das praias e a requalificação da PE-22.

Pressão
O lançamento do Águas de Pernambuco ainda não surtiu efeito e os prefeitos estão na cobrança. Ontem o deputado Jarbas Filho foi porta-voz de Bodocó e Machados. Pediu providências. 

Cidadania
A Comissão da Mulher da Câmara vai homenagear a paraibana Elizabeth Teixeira, líder histórica das Ligas Camponesas, com o diploma Mulher-Cidadã. Indicação do deputado Carlos Veras (PT).

Veja também

A Sinhazinha aprendeu a xingar com o Véio do Pastoril
OPINIÃO

A Sinhazinha aprendeu a xingar com o Véio do Pastoril

'Rival' de Musk que Lula arrumou não tem internet; confira a coluna deste sábado (23)
Cláudio Humberto

'Rival' de Musk que Lula arrumou não tem internet; confira a coluna deste sábado (23)

Newsletter