Briga entre candidatos à Prefeitura de Olinda neste sábado é pelo voto feminino
Mirella Almeida e Vinicius Castello fazem caminhada enfatizando a importância das mulheres
Dona do maior percentual do eleitorado feminino de Pernambuco, Olinda terá hoje um embate entre os candidatos pelo voto das mulheres. Pela manhã, Mirella Almeida (PSD) une-se à governadora Raquel Lyra (PSDB), à vice Priscila Krause (Cidadania) e à prefeita Elcione Ramos (PSDB), reeleita em Igarassu, para uma caminhada na Cidade Tabajara.
Querem mostrar a força feminina na política. A escolha do local também foi estratégica. O bairro vem sendo alvo de obras do Governo do Estado na PE-15.
Também pela manhã haverá caminhada de mulheres em apoio à candidatura de Vinicius Castello (PT). Com concentração na Praça da Caixa-d'Água, em Peixinhos. A ideia é juntar nomes como a senadora Teresa Leitão, a ministra Luciana Santos, as deputadas Gleide Ângelo, Rosa Amorim e Dani Portela (PSOL) e a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann.
A deputada federal, que está no Nordeste desde ontem, veio reforçar a campanha de Natália Bonavides (PT), em Natal (RN).
Ontem, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, ao lado do candidato, participou de uma minicarreata pelas ruas da Vila Popular e de Jardim Brasil.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), Olinda representa o terceiro maior colégio eleitoral de Pernambuco. São 300.304 eleitores. Destes, 55.49% são mulheres. Em números absolutos chega a 166.064 eleitoras
O índice é maior que o do Estado (53,58%) A Marim dos Caetés tem, em percentual, mais voto feminino que o Recife e Caruaru, que aparecem com o mesmo índice: 55,46%. Pernambuco contabiliza 7.018.098 eleitores aptos a votar.
Sobre as sabatinas 1
O cientista político Hely Ferreira, que participou das sabatinas na Rádio Folha, observou candidatos, no geral, mais afinados com as pautas da cidade. Lamentou a ausência de Severino Ramos (PSDB). Postulante em Paulista, que alegou "compromissos inadiáveis". No dia seguinte, seu oponente, Junior Matuto (PSB), não explorou isso. Optou por criticar a gestão de Yves Ribeiro e relacioná-lo ao adversário.
Sobre as sabatinas 2
Mirella Almeida (PSD), de Olinda, pareceu, segundo Hely Ferreira, menos desenvolta que no primeiro turno. Enquanto o adversário, Vinicius Castello (PT), não perdeu a chance de criticar a gestão do prefeito Lupércio Nascimento e ligar ao nome da ex-secretária.
Transparência
A Controladoria-Geral de Jaboatão lançou um Guia Prático de Linguagem Simples. A ideia é que servidores e gestores falem a língua do povo. Caminha lado a lado com o perfil do prefeito reeleito, Mano Medeiros (PL), que prioriza a proximidade com a população.
Balanço
A Rede Primeira Infância de Pernambuco entregou carta-compromisso a 50 candidatos de 34 municípios, representando 28,5% das entregas em todo o Brasil. O resultado fez do Estado o mais ativo nessa mobilização em todo o país.