Caminho de fé e devoção, a Festa do Morro é também termômetro da popularidade política

Tradicionalmente, candidatos, gestores, parlamentares sobem a ladeira

Material de campanha política toma conta das ruas e ladeiras do Morro da Conceição, na 119ª festa em homenagem à santa - Foto: Clarice Melo / Folha de Pernambuco

O povo tem por ela fé e devoção. Nem é a padroeira do Recife, mas é a protetora afetiva da cidade e de gente que chega de outros municípios e até de outros Estados. A imagem de Nossa Senhora da Conceição está num dos bairros mais organizados politicamente.

Guiado pelas bênçãos do padre Reginaldo Veloso (1937-2022), ligado à Teologia da Libertação e que por 11 anos e meio comandou a paróquia, o Morro da Conceição, bairro na Zona Norte da capital, respira no ritmo dos movimentos populares. Reúne associações culturais, de moradores, organizações não governamentais.

Em festa desde o dia 28, a comunidade observa, paralelamente à 119ª festa em homenagem à santa, faixas e cartazes espalhados pelas ladeiras. Nenhum gestor deixa de subir o Morro.

Hoje, ponto alto da festa, feriado na cidade, a governadora Raquel Lyra (PSDB) promete chegar logo cedo. Ontem, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), havia programado acompanhar a missa da meia-noite. Nos últimos dias, a senadora Teresa Leitão (PT) e a vice-governadora Priscila Krause (Cidadania) mantiveram a tradição. Foi assim com Eduardo Campos, Jarbas Vasconcelos, Geraldo Julio...  

A atitude dos políticos pode até ser questionada, mas o eleitor muitas vezes se identifica com o postulante ao cargo pela religiosidade. "O voto em um partido ou candidato se dá, entre outros fatores, pela ativação de identidades desse eleitor e a religião, como a classe e o gênero, é um dos componentes que pode mobilizar essa identidade, funcionando como uma espécie de atalho para a sua escolha", afirma Robson Carvalho, doutorando em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UNB).  

Para ele, esse "atalho" leva o eleitor a não analisar o perfil do candidato. "Não pensa nem reflete sobre promessas de campanha nem sobre o que foi ou não foi feito, ou se aquele candidato tem condições de resolver o problema da economia. Pode ser mais fácil abreviar a escolha votando em alguém 'da igreja'", constata.

Estudioso de Nicolau Maquiavel, o professor lembra que o mestre da arte da política registra em “O Príncipe” a seguinte lição:  "Um Príncipe (ou o político de hoje) não pode perder festas populares e religiosas". O Morro tem 10.182 moradores (dados ainda do Censo de 2010).

 

Migração sem aviso prévio
Em entrevista ontem à Rádio Folha 96,7, o presidente do PSDB em Pernambuco, Fred Loyo, disse ter achado estranha a notícia de que o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, está a caminho do Republicanos. Não teria comunicado à governadora Raquel Lyra (PSDB), de quem foi vice-prefeito em Caruaru. Tampouco ao dirigente do partido. Loyo espera agora o anúncio oficial para decidirem que caminho seguir na Capital do Forró.

DÉBITO > O deputado Renato Antunes (PL), um dos apoiadores da gestão Raquel Lyra, cobra o repasse do Investe Escola para 1.055 unidades estaduais de educação pública. O valor anual, em parcela única, varia de acordo com o número de alunos. Nenhuma recebeu até agora.

ANIMAÇÃO > A pré-candidatura é municipal, mas o nome da presidente estadual do PL Mulher, Izabel Urquiza, à Prefeitura de Olinda está referendado nacionalmente. Em Brasília, o presidente do partido, Valdemar da Costa Neto, já garantiu apoio total.

Veja também

Real Madrid x Stuttgart, Milan x Liverpool e mais; saiba onde assistir aos jogos da Champions
Futebol Internacional

Real Madrid x Stuttgart, Milan x Liverpool e mais; saiba onde assistir aos jogos da Champions

Pernambucano fica entre os 10 melhores atletas de futsal do mundo na temporada 2023
Futebol

Pernambucano fica entre os 10 melhores atletas de futsal do mundo na temporada 2023

Newsletter