Logo Folha de Pernambuco

Campanha nas ruas e sabatinas com candidatos majoritários na Rádio Folha

Atividades estão liberadas pela Justiça Eleitoral. Na rádio, Simone Fontana (PSTU) será a 1ª entrevistada, das 11h às 12h

Betânia Santana e o âncora Jota Batista - Foto: Alfeu Tavares / Folha de Pernambuco

Chegou a hora de, oficialmente, botar o bloco nas ruas para as eleições municipais de 2024. Candidatos majoritários ou proporcionais se dizem prontos a bater pernas, gastar sola de sapato, fazer contas. Despesas na calculadora e projeção de votos nas urnas. Menos horas de sono, dias de agitação, irritação, alegrias. Os postulantes precisam estar atentos às regras estabelecidas pela Justiça Eleitoral  

O TRE de Pernambuco disponibilizou cartilha, mostrando o que pode e o que não pode ser feito e vai divulgar nas redes sociais vídeos com dicas sobre a propaganda. Com a autorização da Justiça Eleitoral, a Rádio Folha FM 96,7 também inicia as sabatinas com os candidatos a prefeito nos maiores colégios eleitorais da Região Metropolitana.

Elas começam hoje pelos postulantes no Recife. A sabatina acontece de segunda a sexta, das 11h às 12h, e é transmitida também pelo canal da Rádio Folha no YouTube.  

 A primeira entrevistada será Simone Fontana (PSTU).  A ordem foi definida em sorteio com os assessores::

Ludmila Outtes (UP), na segunda, 19;
Daniel Coelho (PSD), na terça, 20;
João Campos (PSB), na quarta, 21;
Técio Teles (Novo), na quinta, 22;
Dani Portela (PSOL), na sexta, 23; e
Gilson Machado (PL), na segunda, 26..

"Diferentemente dos debates, cada vez mais engessados, nas sabatinas os candidatos têm mais espaço para expor suas ideias, mostrá-las ao eleitor", observa o âncora Jota Batista, que comanda o programa Folha Política e as discussões desde a eleição de 2004.

Esta será a 11ª eleição das sabatinas na Rádio Folha e terá a participação diária de um convidado. "É um momento importante com tempo mais longo para o candidato apresentar suas propostas", destaca o cientista político Hely Ferreira, que estará na discussão de hoje. "É também a hora em que o postulante mostra suas fragilidades", alerta.

Sem consulta
O deputado Gilmar Júnior (PV), que já havia anunciado não seguir a decisão do partido de compor a base do Governo Raquel Lyra, disse nem ter sido consultado sobre a mudança de rumo da legenda. Em entrevista à Rádio Folha FM 96,7, informou também que não foi sequer convidado para a posse da secretária de Criança e Juventude, Yanne Teles, indicada pelo PV. “E quero deixar claro que se eu tivesse sido chamado, não iria”, reforçou.

Pautas
Eleito com apoio da enfermagem, Gilmar Júnior vem ampliando a pauta do mandato. Está debruçado sobre as condições das estradas no Estado. O problema é tão grande - registra - que acaba resvalando na área de saúde, porque aumenta o número de acidentes e despesas com tratamento em hospitais.

Rodízio
Uma nova estação de tratamento na Mata Norte vai garantir aumento de 25% na oferta de água às cidades de Carpina e Paudalho. E diminuir o rodízio no abastecimento para 150 mil pessoas. O equipamento será entregue hoje pela governadora Raquel Lyra.

Veja também

Newsletter