Logo Folha de Pernambuco

Chapa de consenso para acalmar os ânimos e manter a unidade na Alepe

Eleição antecipada para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa deve reconduzir Álvaro Porto e Gustavo Gouveia

Alepe - Roberto Soares/Alepe

Após muitas conversas e polêmicas, a Assembleia Legislativa de Pernambuco decidiu mostrar ser capaz de encontrar um meio para evitar ranhuras. Construiu uma chapa de consenso ontem à noite para eleger hoje a nova Mesa Diretora, aproveitando a autorização da própria Casa de antecipar o pleito.

O presidente Álvaro Porto e o 1º secretário, Gustavo Gouveia serão reconduzidos. Francismar Pontes e Diogo Moraes ficam como 1ª e 2ª vice-presidentes. Claudiano Martins, Romero Sales e Alberto Feitosa serão os outros três secretários.

À tarde o presidente da Comissão de Constituição, Legislação e Justiça, Antônio Moraes, criticou a decisão da Alepe de autorizar a antecipação. Em um discurso de três minutos preferiu atacar o presidente da CCLJ em exercício, deputado Romero Albuquerque, evitando críticas diretas à presidência da Casa, que teria articulado o movimento.

"Quem estava no comando da comissão era o deputado Romero. Eu, na condição de presidente, faria o que o regimento determina, independentemente da mesa diretora querer ou não." Moraes, que cumpre seu 7º mandato consecutivo, alimentava a possibilidade de ser eleito presidente nesta legislatura. Seria um dos nomes defendidos pela governadora Raquel Lyra. Mas a candidatura não vingou.

Pela regra anterior, a eleição só aconteceria entre 1º de dezembro de 2024 e 1º de fevereiro de 2025. Moraes seria o nome natural para substituir Porto. Por sua trajetória na Casa, pelo desempenho na CCLJ e, especialmente, pela lealdade à governadora.

Ontem ele também teceu críticas a Diogo Moraes e João de Nadegi que apresentaram emenda e projeto de resolução para alterar o regimento. Tudo em consonância com os pares. Não à toa, foram aprovados por unanimidade. Ainda reclamou porque o líder do Governo, Izaías Régis, e o vice-líder, Joãozinho Tenório, votaram a favor da antecipação.

Em nota, Romero Albuquerque amenizou o tom. Afirmou entender a questão e destacou não ter intenção de encabeçar qualquer movimento que atingisse o presidente da CCLJ. Assegurou ter atuado "apenas para atender um pedido feito pela maioria da Casa". Moraes estava de licença legislativa, quando a antecipação foi aprovada.

 

Convite a Mendonça Filho
A presidente nacional do Podemos, deputada federal Renata Abreu (SP), brincou com o deputado Mendonça Filho (União Brasil), durante a filiação do ex-senador Armando Monteiro à sigla. "Mendoncinha, você será o próximo. Não fuja de mim". Apesar das fissuras no União Brasil, o parlamentar pernambucano garantiu permanecer na sigla e ainda aposta no seu crescimento.

VOO O Republicanos deve mesmo ser o destino do prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, hoje no PSDB. Ele admitiu ontem que as conversas com a legenda "estão avançadas". Paralelamente, segue articulando possíveis apoios de outras siglas para sua reeleição.

BASES  O ex-prefeito José Queiroz, que vai disputar a Prefeitura de Caruaru pela quinta vez, não descansa. Ontem esteve com a senadora Teresa Leitão. Quer tentar trazer os petistas para seu palanque, descartando com isso uma candidatura própria do PT na cidade.

 

Veja também

Juventude e Cuiabá ficam no empate pelo Brasileirão
SÉRIE A

Juventude e Cuiabá ficam no empate pelo Brasileirão

Botafogo empata com o Vitória e vê o Palmeiras assumir a ponta do Brasileirão
SÉRIE A

Botafogo empata com o Vitória e vê o Palmeiras assumir a ponta do Brasileirão

Newsletter