Clima eleitoral em Jaboatão dos Guararapes já é de acirramento
Ordem de serviços em Jardim Monte Verde, na última quarta-feira, deu o tom do que será a campanha
A assinatura da ordem de serviço, entre prefeitura e Governo do Estado, para obra de contenção de morros em Jardim Monte Verde deu a tônica de como será a campanha na eleição deste ano, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.
A governadora Raquel Lyra anunciou, na área onde a chuva, em 2022, causou 21 mortes, investimento de R$ 58,1 milhões. E fez isso na presença de pré-candidatos adversários na cidade e de dois partidos que estão na sua base: o PL do prefeito Mano Medeiros e o PP da deputada Clarissa Tércio.
O deputado Júnior Tércio, marido da pré-candidata, transformou o evento em palanque eleitoral. "A mulher fez o que os machos não fizeram", enfatizou. "Isso me impulsiona e impulsiona o PP que é fechado com a governadora, coisa que a gente não pode falar de outros partidos", provocou, A bancada do PL não está coesa com o Executivo.
Em seu discurso, Clarissa amenizou o tom. Disse que o dia era de união. Lembrou ter destinado emendas ao município e também ressaltou o perfil feminino. "O olhar de mulher é completamente diferenciado", afirmou entre vaias, e agradeceu "os aplausos".
Entre aplausos e algumas vaias, o prefeito Mano Medeiros tomou as rédeas do evento. Pediu um minuto para um alerta. "Não vamos fazer política. O momento é de gratidão por essa obra tão importante", sublinhou
Após citar nominalmente os vereadores presentes, pontuou a burocracia enfrentada e a dificuldade de trabalhar em áreas limítrofes. Parte de Jardim Monte Verde pertence ao Recife. O prefeito ainda demonstrou relação afinada com a governadora e destacou que não se faz nada sozinho.
"Em 2022 estive aqui e vi de perto o sofrimento de quem tinha perdido parentes, casas. Agora estamos garantindo à população o direito de morar aqui, com mais segurança e de retomar suas vidas onde escolheram viver", ressaltou Raquel Lyra, na última quarta-feira.
Sem desdém
Líder da oposição na Assembleia, o deputado Diogo Moraes (PSB) declarou à Rádio Folha FM 96,7 que a Casa não derrubou projetos do Executivo nem travou pauta. Mas quer detalhes das matérias enviadas, entre elas a do pedido de empréstimo de R$ 2,1 bilhões ao BNDES. "Quando não há diálogo nem respeito acontecem coisas dessa natureza. Ninguém ali é inexperiente para que a Assembleia seja tratada com desdém", reforçou, lembrando que na Casa há 14 ex-prefeitos
Cabeças
Relator da regulamentação dos aplicativos de transporte e da Reforma Tributária, o deputado federal Augusto Coutinho está entre os 100 parlamentares mais influentes do Congresso. Junto a ele, estão os também pernambucanos Felipe Carreras, Fernando Filho, Humberto Costa, Mendonça Filho, Renildo Calheiros e Túlio Gadêlha. Dois estão em ascensão: Lucas Ramos e Pedro Campos. A lista é publicada anualmente pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).
Brincalhão
Na entrega do título de cidadã recifense à presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, na Câmara de Vereadores, o suplente de senador Silvio Costa disse sobre o deputado João Paulo. "Ele está inaugurando um novo petismo: o raquelismo". João Paulo apenas sorriu.
Obrigada
Um agradecimento especial ao repórter Anthony Santana, que ficou em Jardim Monte Verde durante todo o evento e gravou todos os discursos.