Logo Folha de Pernambuco

Como o PT mudou de rumo e passou a apoiar Junior Matuto em Paulista

Prefeito do Recife articulou reação após petistas anunciarem apoio a adversário do PSB

Júnior Matuto se reuniu com o presidente Lula e PT nacional determinou apoio a sua candidatura - Júnior Soares/Folha de Pernambuco

O Partido dos Trabalhadores de Paulista, na Região Metropolitana, levou dois reveses em um só dia. Menos de 24 horas depois de anunciar apoio ao candidato a prefeito Severino Ramos (PSDB), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou o outro candidato, Junior Matuto (PSB), para uma breve conversa, produção de fotos e vídeos.

O encontro foi articulado pelo prefeito do Recife, João Campos (PSB). O candidato embarcou no primeiro voo rumo a Brasília. 

Disse ter-se emocionado durante a reunião, que durou pouco mais de dez minutos. Tanto na conversa quanto na gravação para o guia eleitoral, o presidente fez um pedido: "trabalhe para os mais pobres".

Junior Matuto voltou para casa ontem mesmo, na esperança de fortalecer a curta campanha para o segundo turno. Informou que o prefeito do Recife prometeu ajudar no que for possível. Vai reforçar o trabalho de comunicação e marketing e marcar presença em algum evento. 

O outro revés ao PT de Paulista, que no primeiro turno apoiou Francisco Padilha (PDT), veio da Executiva nacional do partido. Comunicado assinado pela presidente Gleisi Hoffmann registra que o diretório estadual não concordou com o apoio à candidatura do PSDB, mas não se posicionou, o que leva a nacional a decidir.

"A aliança com o PSB é estratégica no plano nacional", argumentou, determinando apoio a Junior Matuto. Diz-se nos bastidores que João Campos também articulou essa reação.

Filiado ao PT há quase três décadas, Aluízio Camilo, de Paulista, alega que o diretório quis provocar o debate e a tomada de posição. O presidente da legenda em Paulista, Nickson Monteiro, explicou estar enfrentando problemas de saúde na família e não ter assinado a nota a favor de Ramos. "O partido é orgânico e eu prezo pela legalidade", enfatizou.

Frente ampla
O presidente estadual do PT, Doriel Barros, disse à Rádio Folha FM 96,7 que o partido avançou em relação às eleições de 2020. Elegeu agora seis prefeitos, 13 vices e 125 vereadores, quando a meta eram 100. Ressaltou que a legenda, que tem um pernambucano como presidente da República, tem priorizado a construção de uma frente ampla, que olhe não apenas para o PT, mas fortaleça também outros partidos. 

Reforço
Vinicius Castello, candidato do PT à prefeitura de Olinda, reuniu-se ontem com o presidente Lula. Hoje participa de um ato de apoio de vereadores, simpatizantes e filiados ao PSB. Às 9h, no Hotel Costeiro, em Bairro Novo. Também está previsto receber adesão do MDB. A adversária Mirella Almeida (PSD) anda meio quieta e não divulgou agenda pública até agora..

Metropolitana
No fim da tarde de hoje, a governadora vai a Paulista, no Grande Recife. Participa de ato de campanha do candidato a prefeito Severino Ramos, que no primeiro turno saiu em vantagem sobre o oponente Junior Matuto.

Patrimônio
Duas iniciativas da governadora Raquel Lyra (PSDB) encheram de esperança os recifenses. Anunciou projeto para a Fábrica Tacaruna, entre o Recife e Olinda, e garantiu a restauração do prédio histórico do Liceu de Artes e Ofícios, no Centro da capital.

Veja também

SpaceX se prepara para capturar foguete mais poderoso da história com enormes braços robóticos
TECNOLOGIA

SpaceX se prepara para capturar foguete mais poderoso da história com enormes braços robóticos

Ganhadores do Prêmio Nobel da Paz da última década
PRÊMIO NOBEL

Ganhadores do Prêmio Nobel da Paz da última década

Newsletter