Logo Folha de Pernambuco

Como o PT mudou de rumo e passou a apoiar Junior Matuto em Paulista

Prefeito do Recife articulou reação após petistas anunciarem apoio a adversário do PSB

Júnior Matuto se reuniu com o presidente Lula e PT nacional determinou apoio a sua candidatura - Júnior Soares/Folha de Pernambuco

O Partido dos Trabalhadores de Paulista, na Região Metropolitana, levou dois reveses em um só dia. Menos de 24 horas depois de anunciar apoio ao candidato a prefeito Severino Ramos (PSDB), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou o outro candidato, Junior Matuto (PSB), para uma breve conversa, produção de fotos e vídeos.

O encontro foi articulado pelo prefeito do Recife, João Campos (PSB). O candidato embarcou no primeiro voo rumo a Brasília. 

Disse ter-se emocionado durante a reunião, que durou pouco mais de dez minutos. Tanto na conversa quanto na gravação para o guia eleitoral, o presidente fez um pedido: "trabalhe para os mais pobres".

Junior Matuto voltou para casa ontem mesmo, na esperança de fortalecer a curta campanha para o segundo turno. Informou que o prefeito do Recife prometeu ajudar no que for possível. Vai reforçar o trabalho de comunicação e marketing e marcar presença em algum evento. 

O outro revés ao PT de Paulista, que no primeiro turno apoiou Francisco Padilha (PDT), veio da Executiva nacional do partido. Comunicado assinado pela presidente Gleisi Hoffmann registra que o diretório estadual não concordou com o apoio à candidatura do PSDB, mas não se posicionou, o que leva a nacional a decidir.

"A aliança com o PSB é estratégica no plano nacional", argumentou, determinando apoio a Junior Matuto. Diz-se nos bastidores que João Campos também articulou essa reação.

Filiado ao PT há quase três décadas, Aluízio Camilo, de Paulista, alega que o diretório quis provocar o debate e a tomada de posição. O presidente da legenda em Paulista, Nickson Monteiro, explicou estar enfrentando problemas de saúde na família e não ter assinado a nota a favor de Ramos. "O partido é orgânico e eu prezo pela legalidade", enfatizou.

Frente ampla
O presidente estadual do PT, Doriel Barros, disse à Rádio Folha FM 96,7 que o partido avançou em relação às eleições de 2020. Elegeu agora seis prefeitos, 13 vices e 125 vereadores, quando a meta eram 100. Ressaltou que a legenda, que tem um pernambucano como presidente da República, tem priorizado a construção de uma frente ampla, que olhe não apenas para o PT, mas fortaleça também outros partidos. 

Reforço
Vinicius Castello, candidato do PT à prefeitura de Olinda, reuniu-se ontem com o presidente Lula. Hoje participa de um ato de apoio de vereadores, simpatizantes e filiados ao PSB. Às 9h, no Hotel Costeiro, em Bairro Novo. Também está previsto receber adesão do MDB. A adversária Mirella Almeida (PSD) anda meio quieta e não divulgou agenda pública até agora..

Metropolitana
No fim da tarde de hoje, a governadora vai a Paulista, no Grande Recife. Participa de ato de campanha do candidato a prefeito Severino Ramos, que no primeiro turno saiu em vantagem sobre o oponente Junior Matuto.

Patrimônio
Duas iniciativas da governadora Raquel Lyra (PSDB) encheram de esperança os recifenses. Anunciou projeto para a Fábrica Tacaruna, entre o Recife e Olinda, e garantiu a restauração do prédio histórico do Liceu de Artes e Ofícios, no Centro da capital.

Veja também

EDITAIS E BALANÇOS

EDITAIS E BALANÇOS

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Newsletter