Logo Folha de Pernambuco

Convocação extraordinária: risco é não haver quórum para interromper o recesso da Alepe

Reunião para definir instalação das sessões será na segunda. Sete projetos devem ser apreciados

Plenário Eduardo Campos, na Assembleia Legislativa de Pernambuco - Foto: Alepe

Agora só depende das articulações do Palácio do Campo das Princesas para que a instalação do período extraordinário na Assembleia Legislativa de Pernambuco esteja garantida na próxima segunda-feira.

A Casa em recesso oficialmente desde o dia 1º, recebeu a convocação da governadora Raquel Lyra (PSDB) na manhã de ontem. O edital e os sete projetos que deverão ser apreciados estarão na edição de hoje do Diário Oficial. 

Em posicionamento institucional,foi o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, quem ontem telefonou à chefe do Executivo para deixá-la a par do rito estabelecido em regimento. A Casa também derrubou a portaria que instituía o dia 15 como "imprensado", porque a terça é feriado no Recife, Dia da Padroeira, Nossa Senhora do Carmo.

"A convocação tem força de lei e se sobrepõe à portaria", informa o assessor parlamentar Álvaro Mendonça. 

Na reunião da segunda-feira, serão necessários 25 votos a favor. Sem eles, não haverá extraordinária e a análise das matérias ficará para agosto. 

“São projetos importantes para a população, garantindo mais investimentos, mais infraestrutura, acelerando o potencial do nosso Estado. Temos certeza de que, com diálogo constante, teremos a apreciação e a aprovação por parte das deputadas e dos deputados”, aposta a governadora em texto enviado à imprensa. 

Para o líder da oposição, deputado Diogo Moraes (PSB), a falta de quórum é um risco. "Alguns estão viajando com a família, muitos em suas bases. É um ano de eleição. Vamos ver", diz. Só hoje ele deve começar a discutir o posicionamento da bancada Mas já prevê que o tempo será insuficiente e os projetos vão acabar ficando para agosto.


Compromisso social
Guerreira, solidária, companheira. É infinita a lista de adjetivos elogiosos à trajetória de Magdalena Arraes, viúva do ex-governador Miguel Arraes. As manifestações de carinho e respeito vieram da família - das netas Maria e Marília Arraes do bisneto João Campos. A governadora Raquel Lyra decretou luto oficial de três dias. E até o presidente Lula, que manteve boa relação com Miguel Arraes e muita afinidade com o neto Eduardo Campos, divulgou nota de pesar. O velório começa às 8h, no Cemitério de Santo Amaro, área central do Recife.

Bagagem
Em três dias de visita a Brasília, o pré-candidato a prefeito de Olinda Vinícius Castello (PT) esteve com 14 ministros e ministras de Estado. Voltou empolgado: "Todos mostraram disposição para contribuir com a mudança que nossa cidade precisa."

Espaços
A ex-deputada Roberta Arraes (PP) assume hoje a vaga de Cleiton Collins na Alepe. Ele se licencia para coordenar a campanha municipal do partido em todo o Estado. Ela vai precisar conciliar a agenda parlamentar com a de pré-candidata a prefeita de Araripina.

Veja também

Ao menos 92 mortos em bombardeios israelenses na cidade síria de Palmyra
Guerra no oriente médio

Ao menos 92 mortos em bombardeios israelenses na cidade síria de Palmyra

PM que atirou em aluno de Medicina é indiciado por homicídio doloso
São Paulo

PM que atirou em aluno de Medicina é indiciado por homicídio doloso

Newsletter