Convocação extraordinária: risco é não haver quórum para interromper o recesso da Alepe
Reunião para definir instalação das sessões será na segunda. Sete projetos devem ser apreciados
Agora só depende das articulações do Palácio do Campo das Princesas para que a instalação do período extraordinário na Assembleia Legislativa de Pernambuco esteja garantida na próxima segunda-feira.
A Casa em recesso oficialmente desde o dia 1º, recebeu a convocação da governadora Raquel Lyra (PSDB) na manhã de ontem. O edital e os sete projetos que deverão ser apreciados estarão na edição de hoje do Diário Oficial.
Em posicionamento institucional,foi o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, quem ontem telefonou à chefe do Executivo para deixá-la a par do rito estabelecido em regimento. A Casa também derrubou a portaria que instituía o dia 15 como "imprensado", porque a terça é feriado no Recife, Dia da Padroeira, Nossa Senhora do Carmo.
"A convocação tem força de lei e se sobrepõe à portaria", informa o assessor parlamentar Álvaro Mendonça.
Na reunião da segunda-feira, serão necessários 25 votos a favor. Sem eles, não haverá extraordinária e a análise das matérias ficará para agosto.
“São projetos importantes para a população, garantindo mais investimentos, mais infraestrutura, acelerando o potencial do nosso Estado. Temos certeza de que, com diálogo constante, teremos a apreciação e a aprovação por parte das deputadas e dos deputados”, aposta a governadora em texto enviado à imprensa.
Para o líder da oposição, deputado Diogo Moraes (PSB), a falta de quórum é um risco. "Alguns estão viajando com a família, muitos em suas bases. É um ano de eleição. Vamos ver", diz. Só hoje ele deve começar a discutir o posicionamento da bancada Mas já prevê que o tempo será insuficiente e os projetos vão acabar ficando para agosto.
Compromisso social
Guerreira, solidária, companheira. É infinita a lista de adjetivos elogiosos à trajetória de Magdalena Arraes, viúva do ex-governador Miguel Arraes. As manifestações de carinho e respeito vieram da família - das netas Maria e Marília Arraes do bisneto João Campos. A governadora Raquel Lyra decretou luto oficial de três dias. E até o presidente Lula, que manteve boa relação com Miguel Arraes e muita afinidade com o neto Eduardo Campos, divulgou nota de pesar. O velório começa às 8h, no Cemitério de Santo Amaro, área central do Recife.
Bagagem
Em três dias de visita a Brasília, o pré-candidato a prefeito de Olinda Vinícius Castello (PT) esteve com 14 ministros e ministras de Estado. Voltou empolgado: "Todos mostraram disposição para contribuir com a mudança que nossa cidade precisa."
Espaços
A ex-deputada Roberta Arraes (PP) assume hoje a vaga de Cleiton Collins na Alepe. Ele se licencia para coordenar a campanha municipal do partido em todo o Estado. Ela vai precisar conciliar a agenda parlamentar com a de pré-candidata a prefeita de Araripina.