De olho na eleição de 2026, João Campos percorre Estado do Litoral ao Sertão
Prefeitos socialistas preparam festas em suas cidades para receber o administrador
Em território historicamente favorável ao Partido Socialista Brasileiro, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), participa no domingo do congresso regional da legenda em Afogados da Ingazeira, Sertão do Pajeú.
O evento está previsto para começar às 9h, na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB). Líderes políticos das 17 cidades que integram a região deverão marcar presença. Os organizadores esperam reunir cerca de 600 pessoas.
Em território historicamente favorável ao Partido Socialista Brasileiro, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), participa no domingo do congresso regional da legenda em Afogados da Ingazeira, Sertão do Pajeú.
O evento está previsto para começar às 9h, na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB). Líderes políticos das 17 cidades que integram a região deverão marcar presença. Os organizadores esperam reunir cerca de 600 pessoas.
No sábado, João Campos também estará em São Lourenço da Mata, outro campo aliado.
Os encontros em São Lourenço ou em Afogados serão mais que um momento para reeleger os diretórios.
Os que aconteceram em Nazaré da Mata, dia 23, e no Recife, na última segunda-feira, citando alguns exemplos, viraram oportunidade para propagar o nome do prefeito do Recife como pré-candidato ao Governo de Pernambuco, em 2026.
"Em São Lourenço e Afogados, faremos encontros maiores, de caráter regional, e contaremos com a presença em peso da nossa militância, que vai receber o prefeito João Campos para falarmos de futuro, expectativa e esperança”, declarou o presidente estadual do partido, deputado Sileno Guedes.
O prefeito de Afogados, Sandrinho Palmeira precisou mudar o local do evento, inicialmente previsto para o Cineteatro São José, um espaço onde cabem 250 pessoas.
"João Campos não tem apenas eleitores. Tem fãs. Não é só um político. É um popstar", disse o prefeito. "Nossa estimativa é que apareça mais que o dobro, umas 600 pessoas", calcula.
Sandrinho Palmeira será reconduzido à presidência da legenda.
A cidade estará em festa. A militância jovem passou os últimos dias organizando faixas de boas-vindas ao prefeito. Uma batucada também deve recepcioná-lo. Na entrada da cidade, por sugestão de Sandrinho Palmeira e aprovada por todos, uma mensagem especial:
"Não vamos desistir de Pernambuco", uma alusão à frase do ex-governador Eduardo Campos (1965-2014) em sua última entrevista, já como candidato a presidente do Brasil.
E na região onde se concentram os poetas populares, não poderá faltar um recital de poesia.
Embora o Congresso Estadual do PSB tenha organizado para o dia 5 de abril, no Recife, uma homenagem ao ex-deputado José Patriota (1960-2024), será impossível estar em Afogados da Ingazeira e não homenagear um dos maiores e mais queridos nomes da região.
Patriota nasceu em Tabira, mas traçou sua vida política em Afogados. Foi vereador, prefeito, presidiu a Amupe por dez anos e morreu em setembro do ano passado, quando exercia seu primeiro mandato de deputado estadual.
Secretária-executiva de Saneamento do Recife, a ex-vereadora na capital Aline Mariano (PSB) nasceu em Afogados e, na região, foi uma das coordenadoras da campanha de João Campos para deputado federal em 2018.
Filha do ex-vereador, ex-prefeito da cidade e ex-deputado Antônio Mariano (1948-2018), fez dobradinha com o prefeito do Recife. Ele, à Câmara dos Deputados; ela, para a Assembleia Legislativa.
"Eu me sinto bastante emocionada e feliz, com ele voltando a uma região extremamente politizada, sendo hoje referência para todos os prefeitos de Pernambuco", relata.
Em Afogados da Ingazeira, João Campos obteve 6.834 votos (40,53% dos votos válidos), na campanha de 2018. O PSB também teve eleições bem-sucedidas no Sertão do Pajeú.
De 2006 até 2024, não perdeu nenhuma majoritária na região. Eduardo Campos, em 2006 e 2010; Paulo Câmara, em 2014 e 2018. No último pleito, o então candidato Danilo Cabral, hoje superintendente da Sudene, não chegou ao Palácio das Princesas, mas foi campeão de votos em todos os 17 municípios. Só em Afogados conquistou 18.854 (39,29% dos votos válidos).
A situação de hoje, no entanto, é um pouco diferente. Das 17 prefeituras da região, o PSB conquistou seis em 2024: Afogados (Sandrinho Palmeira); Carnaíba (Berg Gomes), Flores (Gilberto Ribeiro); Ingazeira (Luciano Torres); Itapetim (Aline Costa); e Solidão (Mayco Araújo).
Depois da filiação da governadora Raquel Lyra ao PSD, o prefeito de Flores migrou para a legenda. Oficialmente o PSB agora tem cinco prefeituras.
Mas líderes da região apostam em muitas mudanças até o pleito do próximo ano com a ampliação de forças da chamada Frente Popular.
"Para nós carnaibanos, (Miguel) Arraes e Eduardo (Campos) foram nossa esperança. João Campos é o retorno dessa esperança", aposta o ex-vereador, ex-candidato a vice-governador em 2002 e prefeito de Carnaíba em 2004, Anchieta Patriota.
Líder histórico do PSB, ele preside o partido na cidade desde 1993 e deve ser reconduzido neste sábado, quando acontece o congresso municipal do partido, na Câmara de Vereadores.
No domingo, a agenda de João Campos no Pajeú se estende até Carnaíba, município vizinho. Lá, participa do almoço de aniversário do casal Cecília e Anchieta Patriota. Ela fez idade nova na última quarta e ele celebra na próxima segunda.
Antes de seguir para o Sertão do Pajeú, João Campos estará, no sábado, em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife. O congresso na cidade acontecerá no Flamengo Atlético Clube, a partir das 9h.
"Vamos fazer uma grande festa da democracia. Muito importante entender que a política é que pode realmente mudar sua vida", disse o prefeito Vinicius Labanca, reeleito no ano passado com mais de 88% dos votos.
Pelas redes sociais, ele convocou a população a participar, registrando que a militância sempre esteve ao seu lado, mesmo nas horas mais difíceis.